Dar-es- Salaam, 29 de Jul (AIM) – A empresa Tanzaniana Kagera Sugar Limited revelou ter adquirido os activos da companhia de agro-negócios Tongaat Hulett Limited (THL) com sede na África do Sul como parte de sua expansão estratégica em África.
Segundo a THL, a aquisição dos activos da empresa de açúcar na África do Sul também compreende os investimentos do grupo em Moçambique, Zimbabwe e Botswana.
Sem revelar os montantes envolvidos na aquisição, o director-executivo da Kagera Sugar, Nassor Seif, disse que a transacção faz parte da estratégia de expansão da firma e sua visão de se tornar um dos principais produtores de açúcar do continente.
“Vamos estender os valores fundamentais que resultaram no sucesso das empresas do nosso grupo para as novas operações da África Austral para beneficiar funcionários, produtores e, finalmente, a economia da região”, disse Seif.
Seif acrescentou ainda que, como empresa, se comprometem a investir significativamente nas operações para modernizar as fábricas e expandi-las para aumentar a produção e a eficiência.
A Kagera Sugar Limited (Kagera), produtora de açúcar, está situada na região com o mesmo nome, na parte noroeste da Tanzania.
Faz parte de um grupo de empresas que são as maiores produtoras de açúcar na Tanzania e possui activos na Tanzânia, República Democrática do Congo e no Médio Oriente.
Segundo o comunicado divulgado pela THL no passado dia 21 de Julho, o produtor tanzaniano ganhou o concurso, numa lista de mais de 70 interessados que foi posteriormente reduzida a oito pelos profissionais de resgate empresarial da açucareira Tongaat Hulett (BRPs).
O Tongaat Hulett Limited que estava cotado na Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE) foi suspenso em Julho do ano passado devido a atrasos na publicação das demonstrações financeiras provisórias de 2022 e das demonstrações financeiras auditadas do mesmo ano.
No entanto, segundo o comunicado da empresa, “a suspensão não tem impacto material na estabilidade financeira da empresa ou em suas operações comerciais”.
Segundo o jornal electrónico The Citizen, para seleccionar a Kagera Sugar como seu parceiro de capital estratégico (SEP), os BRPs fundamentaram que acreditam que o grupo é financeiro e historicamente sólido e tem a capacidade de se adaptar.
“Sua exposição a activos complementares de açúcar na Tanzania e na República Democrática do Congo oferece conhecimento técnico e operacional relevante para ajudar na recuperação dos activos de açúcar sul-africanos da THL”, sublinhou.
“Além disso, as refinarias de açúcar em Omã e Bahrein fornecerão acesso a tecnologias e conhecimentos de classe mundial para melhorar a eficiência”, afirmaram.
Em Moçambique, o grupo Tongaat Hulett opera as fábricas de açúcar de Xinavane, província meridional de Maputo, e de Mafambisse, na província central de Sofala.
Nas duas fábricas, a Tongaat é responsável em cerca de 60 por cento da produção do açúcar nacional. Para além de grandes produtores comerciais que a abastecem, a companhia também tem apostado num sistema de fomento de produção de cana-de-açúcar envolvendo as comunidades locais.
(AIM)
The Citizen/ZT/FF