Maputo, 07 de Ago (AIM) – Um livro digital sobre marketing político digital foi lançado hoje, em Maputo, um instrumento de auxílio gratuito para as estratégias das campanhas eleitorais em Moçambique.
O livro, intitulado “Marketing Político Digital: Estratégias para Campanhas Eleitorais em Moçambique” é de autoria de Faustino Muianga, especialista em Marketing Político e Comunicação Estratégica.
A obra explora a importância do marketing político digital nas campanhas eleitorais, num país com um potencial de mais de 10 milhões de usuários de internet, configurando o campo digital como um verdadeiro espaço de batalha política.
Em contacto com AIM, o autor olha para o contexto como um momento de viragem sob o ponto de vista da propaganda política eleitoral em Moçambique, elencando as vantagens que o marketing político digital possui na actividade de “caça voto”.
“Estou extremamente entusiasmado em anunciar o lançamento do meu e-book. Neste livro exploro a importância do marketing político digital no contexto eleitoral do nosso país. Também partilho estratégias eficazes para engajar eleitores, influenciar a opinião pública e criar conexões significativas em plataformas digitais”, disse.
O livro aborda ainda as estratégias eficazes para engajar eleitores, influenciar a opinião pública e construir conexões significativas em plataformas digitais.
O instrumento aponta, igualmente, caminhos para a redução das probabilidades de ocorrência de conflitos eleitorais no espaço digital, apoiando os partidos políticos e seus candidatos a tirarem maior proveito do ecossistema digital através de estratégias viradas para vantagens competitivas e comparativas.
O autor afirma que, com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso à internet em Moçambique, é fundamental que os políticos entendam e adoptem estratégias e tácticas de marketing político digital para se conectarem com o eleitorado.
Levanta a necessidade do aprimoramento das técnicas, num quadro em que as mídias digitais mudaram as regras do jogo no ambiente político, sobretudo no que diz respeito à arte de “caça ao voto”.
Refira-se que Muianga será um dos oradores de um evento organizado pela Universidade Autónoma de Lisboa, que vai discutir “Marketing Político no Contexto Africano”, onde deverá se debruçar sobre a mitigação dos conflitos eleitorais no espaço digital, tomando como base Moçambique, onde ainda persistem enormes desafios.
(AIM)
Paulino Checo (PC)/dt