Maputo, 21 Ago (AIM)- A selecção nacional de hóquei em patins de Moçambique desistiu do campeonato africano da modalidade, por falta de dinheiro para custear as despesas da sua participação nesta prova, que arrancou esta segunda-feira (21) no Cairo, Egipto.
A Federação Moçambicana de Patinagem já tinha, há dias, soado o alarme. Disse, na altura, que precisava de cinco milhões de meticais (78,286.27 dólares norte-americanos, ao câmbio do dia) para custear as despesas da participação da selecção na prova.
Segundo a STV, estação privada de televisão, nem os patrocinadores nem o Fundo de Promoção Desportiva, instituição a qual a federação solicitou um financiamento de 60 por cento do valor, abriram os cordões à bolsa.
Sem soluções à vista, a Federação Moçambicana de Patinagem, que até esta segunda-feira tinha esperança de que um possível milagre poderia acontecer, optou pela desistência.
Com a desistência, Moçambique corre o risco de ser suspenso por quatro anos pelo organismo regulador mundial para desportos sobre patins.
Além da selecção principal, que é actual vice-campeã africana, Moçambique participaria nesta competição com a selecção Sub-19.
O país tem um histórico de participações internacionais acima da media. Conquistou um Campeonato do Mundo do grupo B, em 2006, em Montevideu, no Uruguai; Taça Intercontinental, em 2019, em Barcelona, na Espanha; e histórico quarto lugar no Mundial do grupo A, em 2011, em San Juan, na Argentina.
(AIM)
FF
Relacionadas
2024-12-06