
Harare, 24 de Ago (AIM) – O Presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, anunciou na noite de Quarta-feira a prorrogação da eleição dos membros do parlamento e vereadores para hoje (24), nos distritos de Harare, Bulawayo e Manicaland.
O anúncio, que visa garantir que todos possam votar, foi feito na sequência dos atrasos verificados na alocação dos boletins de voto pelo governo local nos distritos em causa.
Assim, a votação continuará das 7h00 às 19h00 desta Quinta-feira.
“Agora, portanto, sob e em virtude dos poderes conferidos ao Presidente conforme mencionado acima, eu faço, por esta proclamação em relação às assembleias de voto afectadas para os distritos listados no cronograma desta Proclamação, fixar 24 de Agosto de 2023, como o último dia da votação para eleição ao cargo de Presidente, eleição dos deputados à Assembleia Nacional e eleição dos vereadores”, disse Mnangagwa em um comunicado.
Numa entrevista quarta-feira à noite, o Ministro da Justiça, Assuntos Jurídicos e Parlamentares, Ziyambi Ziyambi, disse que foi informado pela Comissão Eleitoral do Zimbabwe que na Quarta-feira não seria possível concluir a votação em alguns distritos.
Ziyambi informou ao Presidente Mnangagwa que a impressão desses boletins de voto terminaria depois das 21h da noite da quarta-feira.
“A Fidelity Printers disse que não conseguiria terminar a impressão antes das 21h, por isso, quando falei com a ZEC, pediram-me que falasse com Sua Excelência para dizer ‘ele pode exercer os seus poderes para emitir o Instrumento Estatutário para que o direito de voto desses cidadãos não fosse violado. Tivemos então que redigir esse Instrumento Estatutário”, explicou
No entanto, Ziyambi disse que a prorrogação da votação nos distritos mencionados, não afectará o processo eleitoral.
Ziyambi garantiu que o anúncio dos resultados das eleições presidenciais será feito no prazo de cinco dias.
“O anúncio ainda será dentro de cinco dias para os resultados presidenciais e para os demais serão divulgados quando a votação terminar e começar a contagem.
Segundo o jornal electrónico Herald, em algumas áreas, como Warren Park, em Harare, a votação continuou depois das 20h:00, quando o material de votação chegou. Na Escola Primária Haig Park, o material chegou tarde e acabou algumas horas depois.
Concorrem para estas eleições 12 candidatos presidenciais, mas espera-se que a principal disputa seja entre Mnangagwa, de 80 anos, e o líder da oposição, Nelson Chamisa, de 45 anos de idade.
Depois de votar, Mnangagwa expressou confiança em ganhar e apelou aos eleitores para manter a paz e tranquilidade.
“Já cumpri com o meu dever como cidadão deste país, de escolher o presidente da República”, disse Mnangagwa.
Chamisa alegou intimidação nas áreas rurais, mas apelou os seus apoiantes a serem pacientes.
“Estamos ganhando esta eleição. Eles sabem disso e é por isso que estão em pânico”, disse Chamisa.
(AIM)
Herald/ZT/dt