Derna (Líbia), 15 de Set (AIM) – Subiu para 11.300 o número de mortos provocado por uma forte tempestade, acompanhada de chuvas que atingiu Derna, cidade costeira de Líbia, anunciaram as autoridades na quinta-feira (14).
Enquanto isso, cerca de 10,100 pessoas são dadas como desaparecidas na cidade de Derna, disse Marie el-Disse, secretária-geral do grupo de ajuda em conferência de impressa.
O último número de óbitos anunciado pelas autoridades de saúde apontava para cerca de 5,500. A tempestade também foi responsável pela morte de outras 170 pessoas em outras partes do país.
“O desastre ocorreu depois que as barragens de Derna entraram em colapso, provocando inundações em todos os bairros e arrastando consigo moradores para o mar,” disse, Ahmed Mismari, porta-voz do Exército Nacional Líbio que controla o leste do país.
Citado pela agência de notícias Africanews, Othman Abduljaleel, o ministro da saúde do leste da Líbia disse que já começaram a enterrar os mortos na cidade de Derna, principalmente em valas comuns, enquanto outros foram transferidos para cidades próximas.
“Mais de três mil corpos foram enterrados até quinta-feira de manhã, enquanto outros dois mil ainda estão sendo processados” disse Abduljaleel.
Acrescentou que as equipas de resgate ainda estavam vasculhando edifícios destruídos no centro da cidade, e os mergulhadores estavam vasculhando o mar ao largo de Derna.
As autoridades acreditam que um número elevado de corpos ainda estejam soterrados na lama, destroços e escombros que chegam a atingir até quatro metros de altura.
(AIM)
Africanews/ZT
Relacionadas
2024-08-10