Maputo, 18 Set (AIM)- O Ministério moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) identificou 49 estabelecimentos de ensino em todo o país que servirão como centros para a realização dos exames externos da 12.ª classe, de 4 a 8 de Dezembro próximo.
Os candidatos que tenham idade igual ou superior a 17 anos e que comprovem ter concluído a 10.ª do Sistema Nacional de Educação (SNE) ou equivalente deverão se inscrever até sexta-feira, nas escolas mais próximas dos locais de residência.
De acordo com o edital divulgado pela instituição, a província central da Zambézia conta com maior numero de centros, oito, seguido de centrais de Tete, sete, Sofala e província meridional de Maputo que contabilizam seis.
A província nortenha de Nampula tem cinco, central de Manica e meridional de Inhambane com quatro cada, tendo as províncias setentrional de Cabo Delgado, cidade de Maputo, a capital do e meridional de Gaza o menor número de locais para a realização dos exames.
Em Cabo Delgado, por exemplo, os exames serão nas Escolas Secundárias de Pemba, 15 de Outubro e Mueda.
Na capital do país os alunos serão submetidos a exames na “Francisco Manyanga”, “Força do Povo” e “Quisse Mavota”, e em Gaza, apenas a Escola Secundária Joaquim Chissano acolherá os testes.
Sobre a realização dos exames finais, o porta-voz do MINEDH, Manuel Simbine, segundo o “Notícias”, revelou que os exames externos coincidem com a segunda chamada dos normais.
Revelou ainda que após o mapeamento das escolas e a divulgação do edital está em curso a elaboração de provas finais e sistematização dos alunos a nível da província, de modo a facilitar o processo de impressão dos enunciados.
Explicou que a gestão dos exames é um processo que envolve vários intervenientes e exige, por conseguinte, a aplicação correcta da legislação e uma articulação que prime pela seriedade e distanciamento de comportamentos desviantes.
Disse ainda que apesar de avanços na organização da equipa de elaboradores, definição de matrizes de conteúdos do exame, na impressão e distribuição e no controlo de fuga subsistem desafios em relação ao sigilo e correcção electrónica dos exames finais da 12.ª classe.
(AIM)
FF