Maputo, 26 Set (AIM) – Arrancou hoje (26), em todas as 65 autarquias existentes em Moçambique, a campanha eleitoral que também foi marcada pelo cruzamento pacifico entre caravanas da Renamo, maior partido da oposição, e Nova Democracia (ND) na cidade de Maputo.
A campanha vai culminar com as VI eleições autárquicas multipartidárias que terão lugar a 11 de Outubro próximo.
O cruzamento terminou em beijos e abraços, em linha com os apelos da Comissão Nacional de Eleições, sociedade civil, e outras partes interessadas, no sentido de tornar o evento num momento de festa.
Aliás, na segunda-feira, o Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou a todas forças políticas concorrentes e seus membros a participarem de forma livre, consciente, ordeira e tolerante na campanha eleitoral.
As caravanas seguiam em sentido contrário, fazendo passeatas, e num gesto solidário o candidato a cabeça de lista da Renamo para o município de Maputo, Venâncio Mondlane e a sua homóloga do ND, Eunice Andrade, acabaram por se abraçar.
O gesto foi replicado pelos membros e simpatizantes de ambas filiações partidárias que após o gesto prosseguiram cada um tranquilamente com a sua agenda.
A madrugada desta terça-feira na cidade de Maputo, primeiro dia de campanha eleitoral, foi caracterizada pelo empenho dos partidos políticos na colagem do material de propaganda em diversos pontos da cidade.
O dia também foi marcado pela mobilização dos cidadãos para votarem a seu favor.
Participam nas presentes eleições autárquicas 22 concorrentes, incluindo partidos, coligações, associações e grupos de cidadãos.
(AIM)
CC/sg