Chimoio (Moçambique) 26 Set (AIM) – A campanha eleitoral rumo às VI eleições autárquicas de Outubro próximos arrancou num ambiente de calma e civismo nos seis municípios da província de Manica, centro de Moçambique.
Trata-se dos municípios de Gondola, Manica, Sussundenga, Catandica, Chimoio e Guro, este último elevado recentemente àquela categoria.
Na madrugada desta terça-feira, primeiro dia de campanha eleitoral, os partidos estiveram empenhados na colagem do material de propaganda em diversos pontos das vilas municipais.
Os membros e apoiantes dos quatro partidos políticos, por exemplo , concorrentes no município de Chimoio, a Frelimo, Renamo, MDM e Nova Democracia, transportados em viaturas, cantando e dançando pelas ruas, espalharam material de campanha na zonas de cimento e suburbanas.
A membro da comissão política e chefe da brigada central de apoio à província de Manica, Nyeleti Mondlane, vai proceder a abertura oficial da campanha no bairro Centro Hípico, na cidade de Chimoio, onde tem agendado um showmício, na qual será apresentado o manifesto eleitoral deste partido e o seu respectivo cabeça-de-lista, João Ferreira.
Mais tarde seguirão outras actividades de “caça ao voto”.
A abertura oficial da campanha do partido Frelimo será antecedida de uma conferência de imprensa para anunciar as estratégias que serão usadas durante os 13 dias de trabalho nas seis autarquias.
Enquanto isso, a Renamo agendou um comício no bairro Nhamadjessa, antecedido de uma marcha nas diferentes artérias da Cidade de Chimoio.
O cabeça-de-lista, Manuel Macocove, estará em campanha porta-a-porta, no bairro Nhamadjessa, para apresentar o seu manifesto eleitoral.
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) também vai marchar por algumas ruas da urbe até ao mercado Francisco Manyanga, vulgo 38 milímetros, onde vai proceder à abertura do da campanha.
Depois, o cabeça-de-lista, Celestino Fernando, vai manter contacto com o eleitorado em alguns bairros da zona de cimento da cidade de Chimoio.
Por sua vez, a Nova Democracia, que tem como cabeça-de-lista Diamantino Rangaridzai, promete partilhar, nas próximas horas, a sua agenda do dia.
Entretanto a Polícia da República de Moçambique (PRM) classifica de calma e ordeira o arranque da campanha eleitoral nos seis municípios.
O porta-voz do Comando Provincial da PRM, em Manica, Mateus Mindu, disse, na manhã desta terça-feira, que a corporação não registou nenhum incidente eleitoral na madrugada do primeiro dia de caça ao voto.
“A nossa força esteve e continua em quase todos os pontos estratégicos para controlar os ânimos dos munícipes e outros intervenientes deste processo eleitoral. Durante a madrugada do primeiro dia de campanha eleitoral, não registamos nenhum incidente relacionado às eleições” afirmou Mateus Mindu, que pede civismo durante todo o processo eleitoral.
“Queremos uma campanha ordeira, respeitando a lei. Nós, como polícia, estaremos em todos os cantos para garantir que todos os partidos façam a campanha num ambiente de maior segurança. Vamos colaborar para que este momento seja de uma verdadeira festa, nos seis municípios onde cada partido poderá apresentar o seu manifesto eleitoral à população”, recomendou.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt