Ilha de (Moçambique), (Moçambique), 01 Out (AIM) – Ao acender das luzes num campo de futebol, em Jembesse, bairro da parte insular da Ilha de Moçambique, em Nampula, a Frelimo, pediu o voto nas eleições do 11 de Outubro, prometendo emprego para os jovens e mais escolas.
O cabeça-de-lista da Frelimo, Momade Ali, expressando-se totalmente em língua emakhwa, na companhia de Celso Correia, director nacional de campanha da Frelimo, prometeu que, caso seja eleito a vida dos ilhéus mudará.
“No dia 11 de Outubro o nosso sinal para voto é o batuque e a maçaroca. Vamos embelezar juntos a cidade, promover emprego para os jovens, iluminar a cidade e, particularmente, a ponte que está às escuras”, disse.
Momade Ali, foi ao detalhe ao explicar como os simpatizantes do seu partido devem votar, enquanto ia prometendo mais escolas, emprego para jovens, reabilitação do campo municipal de futebol.
Com uma extensão de 3.800 metros, a referida ponte que está no centro das atenções liga a parte insular ao continente. Foi construída na década de 60 e, nos últimos tempos, carece de iluminação, o que provoca insegurança na transitabilidade no período nocturno.
O membro da comissão politica e chefe da brigada central de assistência à província de Nampula, Celso Correia, mostrou-se impressionado com a moldura humana que marchou cerca de cinco quilómetros até o local do comício.
“Nós sabemos que aqui na Ilha são cerca de 30 mil eleitores e aqui estamos a ver mais de 20 mil. Se havia dúvidas de que a Frelimo está a trabalhar para a vitória e se a população da Ilha de Moçambique aderiu a nossa proposta, a resposta está aqui”, afirmou.
Acrescentou depois “A Ilha de Moçambique parou, eu quero pedir-vos para continuarmos a trabalhar nos próximos 10 dias, continuarmos a mobilizar, a falarmos com os nossos pais, irmãos e amigos para se juntarem à Frelimo. Sei que a festa já começou com esta multidão toda, mas não podemos parar”.
Entretanto, o secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, está desde a tarde deste domingo na cidade de Nampula para reforçar a campanha do seu partido.
(AIM)
RI/sg