Nacala (Moçambique), 06 de Out (AIM) – A Comissão Distrital de Eleições a nível do distrito de Nacala, província nortenha moçambicana de Nampula, confirma que todo o material de votação para o escrutínio da próxima quarta-feira, 11 de Outubro, já se encontra naquele ponto do país, esperando a distribuição a nível dos pontos de votação.
O processo da distribuição pelos locais de votação será concluído no dia 10 do mês em curso, um dia antes da eleição.
A garantia foi dada hoje, pelo presidente da CDE de Nacala, Gaspar Uate, em entrevista à AIM.
“Já está tudo pronto para a votação. Todo o material já se encontra em Nacala e chegou na quarta-feira”, disse.
O material em alusão é composto por boletins de voto, cabines, entre outros equipamentos necessário para garantir a realização de um sufrágio que deverá envolver um universo de 152 mil eleitores inscritos.
As eleições em Nacala serão disputadas por oito partidos politicos, nomeadamente a Frelimo, no poder no país, a Renamo, maior na oposição, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a segunda força no oposição, AMUSSI, PAHUMO, Nova Democracia (ND), Coligação da Aliança Democrática (CAD) e a Revolução Democrática (RD).
Ainda sobre os preparativos das VI Eleições Autárquicas 2023, a Comissão Distrital de Eleições terminou hoje a formação de mais de 2. 000 membros de mesas de voto (MMVs), dos quais 150 serão efectivos e outros suplentes.
Quando faltam, três dias para o fim da campanha eleitoral, partidos políticos continuam a intensificar suas acções de propaganda político partidária, com vista a obterem resultado positivo no escrutínio do próximo dia 11.
(AIM)
Paulino Checo (PC)/FF