Nacala Porto (Moçambique), 07 Out (AIM) – A Comissão Distrital de Eleições (CDE), a nível da cidade de Nacala Porto, província nortenha de Nampula, garante estarem criadas condições necessárias para a votação da próxima quarta-feira (09), dia em que os moçambicanos vãos às urnas eleger o Presidente da República, 250 deputados da Assembleia da República, o parlamento, e membros das assembleias provinciais, incluindo dez governadores.
Para o processo deste ano foram contratados em Nacala Porto 1.834 Membros de Mesas de Voto (MMV’s) para assistir um total de 193.795 potenciais eleitores, e conta com 262 mesas de voto, distribuídas em 32 assembleias de voto.
A informação foi avançada hoje (07), em Nacala Porto, pelo presidente da Comissão Distrital de Eleições (CDE) em Nacala Porto, Gaspar Luante, num breve contacto com a AIM.
Luante referiu estar a decorrer o processo de contratação dos MMV’s, no que diz respeito ao preenchimento e assinatura de contractos para posterior reconhecimento dos respectivos postos de trabalho.
A formação dos MMV’s terminou a 04 de Outubro, sem sobressaltos.
“Terça-feira (08) estaremos a alocar as brigadas nos respectivos locais, pois está tudo pronto. Não há nada a lamentar, pois recebemos todo o Kit. Estamos prontos para o arranque deste processo de votação no dia 09”, garantiu o presidente da CDE em Nacala Porto.
Questionado sobre o processo de pagamento do subsídio aos MMV’s, a fonte disse não ter dados a avançar sobre o assunto, por ser de competência do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) que é o órgão executivo responsável pela logística do processo.
O STAE prometeu pronunciar-se oportunamente, numa altura em que decorre a contratação dos MMV’s.
A CDE apela aos 193.795 eleitores inscritos para que no dia 09 se façam chegar aos locais de votação o mais cedo possível. As mesas abrem às 07 horas locais e encerram às 18 horas.
Os órgãos que intervêm no processo apelam aos eleitores para que, depois de exercerem o seu direito de votar, abandonem os locais de votação e aguardem pelos resultados nas suas residências, ou em outros locais fora dos de votação.
(AIM)
FG/mz