Maputo, 21 Out (AIM)- Pelo menos 513 mil pessoas com idade superior a um ano serão vacinadas contra a cólera em seis bairros da cidade de Nampula, no norte de Moçambique, de terça a sexta-feira, segundo deu a conhecer o sector da Saúde.
Carrupeia, Muatala, Mutauanha, Napipine, Natikiri e Muahivire, considerados os mais endémicos, são os bairros que serão abrangidos.
O chefe do Departamento de Saúde Pública, Geraldino Avalinho, disse que o distrito de Nampula, circunscrição territorial que coincide maioritariamente com a capital da província, continua a preocupar em termos de ocorrência da doença, ao registar 1663 casos confirmados de Abril a Outubro corrente.
Segundo o “Notícias”, o responsável indicou que, até quarta-feira desta semana, estavam internadas no Centro de Tratamento de Cólera (CTC) 16 pacientes provenientes de diversos bairros.
Desde a eclosão da doença na província de Nampula, em Abril, cinco distritos foram afectados, nomeadamente Nampula, Nacala, Memba, Eráti e Meconta, tendo sido diagnosticados 4193 casos.
Na sequência, as autoridades sanitárias registaram a morte de seis pessoas, das quais duas no distrito de Nacala, uma em Memba e três na cidade de Nampula.
Referem que a doença foi controlada em cinco distritos, com excepção de Nampula.
Segundo o responsável, a eclosão da cólera está associada a diversos factores, com destaque o deficiente saneamento do meio e consumo de água imprópria.
(AIM)
FF