Harare, 14 de Nov (AIM) – O Presidente do Zimbabwe, Emerson Mnangagwa, apela à plena participação da diáspora no desenvolvimento económico do país.
Segundo Mnangagwa, Zimbabwe está a rever a sua política da diáspora para permitir a plena participação dos seus cidadãos em todo o mundo no desenvolvimento económico do país.
Mnangagwa falava durante um encontro com a comunidade zimbabweana radicada no Egipto.
Mnangagwa sublinhou a importância da Comunidade zimbabweana na diáspora na construção da nação, apesar da sua ausência física no país.
“Anualmente, a comunidade zimbabweana na diáspora contribui com cerca de dois mil milhões de dólares em remessas para o seu país e é parte integrante do desenvolvimento do país” disse.
Segundo o jornal zimbabweano “The Herald”, Mnangagwa procura envolver a comunidade zimbabweana na diáspora sempre que estiver no exterior e o Egipto não foi excepção ao delinear uma linha de medidas que a sua administração implementou para a inclusão total dos zimbabweanos independentemente da sua localização.
“Estou igualmente satisfeito e encorajado pelo facto de alguns zimbabweanos na diáspora terem manifestado interesse na inclusão em iniciativas financeiras, principalmente na emissão de títulos da diáspora. O Governo está em processo de revisão da Política Nacional da Diáspora no sentido de criar situações vantajosas para ambas as partes, tanto para a diáspora como para o Governo”, disse.
(AIM)
ZT/mz