
Presidente da República, Filipe Nyusi. Foto arquivo
Maputo, 16 Nov (AIM) – A Academia de Altos Estudos Estratégicos (AAEE) graduou hoje (16) o primeiro grupo de estudantes com o nível de licenciatura, depois da independência nacional, um acto que foi dirigido pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi.
Os recém-graduados incluem licenciados dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Engenharia Informática e Ciber-Segurança.
Na sua intervenção, o Chefe do Estado frisou que o conhecimento que os graduados acabam de adquirir só terá valor quando for aplicado para a resolução de problemas da sociedade e puderem socializar com os demais colegas de trabalho.
“Mais do que ninguém, vós sois os conhecedores das difíceis condições em que o nosso país se encontra. Para o efeito, esperamos que mantenham o espírito de sacrifício que vos caracterizou durante os quatro anos da vossa formação”, sublinhou o Comandante-Chefe das FDS, citado em comunicado da Presidência da República enviado à AIM.
Frisou que, hoje, o sacrifício é de trabalharem com os meios que o Estado consegue pôr à sua disposição.
“Isto implica ter a percepção de que os recursos são escassos para o cumprimento das vossas missões, mas com a certeza de que dias melhores chegarão, mercê do nosso esforço colectivo”, disse.
Apontou que o povo espera dos recém-graduados “respostas vigorosas e assertivas, permitindo o pleno desenvolvimento do país”.
“Não enveredais pela tentação de enriquecimento ilícito, pactuando com acções e agentes hostis, tanto internos como externos, visando causar dano ao nosso país”, advertiu.
(AIM)
Sg/dt