Maputo, 03 Dez (AIM) – A ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, inicia segunda-feira (04) uma visita de trabalho a Nova Iorque, onde vai participar na reunião de alto nível das Nações Unidas sobre o Fundo Central de Respostas a Emergências para 2024, evento dirigido pelo Secretário Geral da ONU, António Guterres.
“Convidada como uma das oradoras principais deste encontro que se realiza a 6 de Dezembro na sede da ONU, a Ministra Verónica Macamo irá proferir o seu discurso sobre a situação humanitária em Moçambique”, refere um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação enviado a AIM.
Em Nova Iorque, Macamo também vai reafirmar o compromisso e resiliência do Governo moçambicano em resposta à devastação provocada por desastres naturais geradas pelo fenómeno global de mudanças climáticas, acrescenta o documento.
Desde a sua criação em 2006, o Fundo Central de Respostas a Emergências (CERF) das Nações Unidas disponibilizou ajuda humanitária a Moçambique estimada em mais de 122 milhões de dólares, com destaque à recente doação de 16 milhões de dólares para auxiliar as vítimas do ciclone Freddy e do surto de cólera do presente ano.
À margem deste evento de âmbito humanitário, a agenda de Verónica Macamo contempla outros encontros organizados pela Missão Permanente da República de Moçambique nas Nações Unidas.
O CERF é um dos instrumentos de financiamento mais rápidos disponíveis para ajudar as pessoas afectadas por crises.
Gerido pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, o fundo permite uma acção humanitária atempada, eficaz e que salva vidas por parte das agências da ONU e de outras entidades.
(AIM)
sg