
Maputo, 25 Dez (AIM)- O número de vítimas de acidentes de viação subiu de 24 para 46, tendo entrado 24 pacientes, nas últimas 24 horas, nos serviços de Urgências do Hospital Central de Maputo (HCM).
“Em relação aos mecanismos de trauma, os acidentes de viação lideram as estatísticas com a entrada de 22 casos nas últimas 24 horas” disse Cesaltina Sumbane, enfermeira-chefe do Banco de Socorros do HCM, durante o “briefing” diário no âmbito das festividades do Natal.
Explicou que apesar dessa tendência crescente de casos de acidentes, de uma forma geral, há uma ligeira redução de pacientes que deram entrada naquela unidade hospitalar, em relação ao igual período do ano transacto.
“Deram entrada nos serviços de urgências 277 pacientes, contra 335 que deram entrada em igual período do ano passado, o que significa uma evolução negativa de cerca de 58 pacientes”, disse.
Segundo a fonte, no serviço de urgência de adultos deram entrada um total de 180 pacientes, contra 190 em igual período do ano passado e, na urgência de ginecologia, foram 30 na sala de partos.
Informou ainda que, na urgência de pediatria, deram entrada 22 casos, 35 casos foram à clínica especial e houve uma vítima de violência sexual.
Sublinhou que o motivo de procura pelos Serviços de Urgência do HCM foi, maioritariamente, por doença gerais, tendo dado entrada cerca de 212 pacientes, contra 249 que deram entrada em igual período do ano passado, o que significa uma evolução negativa em cerca de 37 casos.
Lamentou o registo de alguns casos de queda em que parte dos pacientes são crianças e, por isso, apelou aos pais para que tenham mais atenção com os petizes para evitar que este número aumente.
“Sobre queda, foram 16 casos, dos quais quatro são crianças. Tivemos também sete casos de agressão física, contra 16 do ano passado e recebemos um caso de ferimento por arma branca. Importa salientar que, em 2022, foram três casos, então, este ano registarmos uma ligeira diminuição de dois casos”, disse.
Acrescentou ter sido registado um caso de mordedura canina, de uma criança, que ocorreu no bairro de Albazine, arredores da cidade de Maputo. Houve também um caso de intoxicação alcoólica e outro de acidente de trabalho.
Frisou que o HCM dispõe de sangue suficiente para, segundo Sumbane, fazer face às solicitações.
“Em relação ao banco de sangue estamos agora com o stock de 630 unidades, o que significa que estamos preparados para continuar a responder às solicitações da quadra festiva”, disse.
(AIM)
Samuel Nhamurave (SNN)/dt