
Maputo, 25 (AIM) – O Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) faz uma apreciação positiva da celebração do Natal, não obstante a ocorrência de dois acidentes e quatro incêndios em todo o país.
“O Serviço Nacional de Salvação Pública considera, até o momento, positiva a passagem, neste momento, do Natal”, disse a porta-voz do SENSAP, Vanesa Chiau, num breve contacto com a AIM, hoje (25), em Maputo.
“Fazemos uma avaliação positiva, mas lamentamos a ocorrência de dois acidentes de viação e quatro incêndios. O primeiro acidente de viação ocorreu na província de Gaza e envolveu duas viaturas. Foi um acidente do tipo choque frontal, que resultou em três feridos, dos quais um em estado grave”, explicou.
Referiu ainda que o segundo acidente de viação ocorreu na província da Zambézia e foi do tipo atropelamento, que resultou num ferido grave, tendo o SENSAP socorrido a vítima para o hospital mais próximo.
No mesmo período, segundo Chiau, houve registo de quatro incêndios, dois dos quais em residências.
“Importa referir que, destes dois, o primeiro deu-se na cidade de Maputo, concretamente no bairro da Polana Caniço, e o segundo na província de Sofala. Os restantes deram-se na província da Zambézia, envolvendo uma barraca e uma viatura”, disse.
“E para estas quatro ocorrências relacionadas aos incêndios, a intervenção do SENSAP consistiu em extinguir o incêndio e evitar danos maiores”, acrescentou.
Chiau revelou que até as primeiras horas do Natal não se registou nenhum afogamento e que se espera que assim seja durante a transição do ano.
Apelou a todo o cidadão para que adopte medidas de prevenções gerais relacionadas aos incêndios e afogamentos e, para o final do ano que se aproxima, e o uso e o manejo correcto de objectos pirotécnicos com vista a garantir que a quadra festiva seja passada sem sobressaltos.
(AIM)
Samuel Nhamurave (SNN)/dt