
Fogo de artificio
Maputo, 31 Dez (AIM) – O Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) alerta para a tomada das devidas precauções sobre os cuidados a observar no manuseamento de objectos pirotécnicos durante a transição do ano.
“Não aconselhamos àqueles que tomam bebidas alcoólicas a manusear esses objectos”, advertiu hoje a porta-voz da SENSAP, Vanessa Chiau
Explicou que o consumo de bebidas alcoólicas está associado ao estado de embriaguez e quem está nesse estado não goza de faculdades mentais suficientes para discernir o perigo ou de evitar situações que periguem a sua integridade física. Além disso, cria condições para que as outras pessoas também estejam em perigo.
Refira-se que o mau manuseamento de objectos pirotécnicos preocupa sobremaneira as autoridades moçambicanas, porque resulta em dezenas de feridos em todo o país e, em alguns casos, culminam com a amputação de dedos ou perda de vista.
Sobre o quadra festiva, Vanessa Chiau considera que está a decorrer sem grandes sobressaltos apesar de ter-se registado três ocorrências em todo país.
“Duas ocorrências trata-se de incêndios e de um acidente de viação. Os incêndios registaram-se na província de Inhambane. De salientar que os dois incêndios envolveram residências e tiveram como causas um curto circuito e chama aberta”, disse.
Afirmou que o acidente de viação ocorreu na província central de Tete. O acidente resultou em feridos ligeiros”.
(AIM)
ZT/sg