
Assinatura do Acordo de Doação de Viaturas de Bombeiros entre o Embaixador do Japão em Moçambique, HAMADA Keiji e o Secretário Permanente do Ministério do Interior, Victor Domingos Canhemba Júnior. Foto de Carlos Júnior
Maputo, 14 Fev (AIM) – A Embaixada do Japão ofereceu hoje (14) quatro viaturas de bombeiros ao governo moçambicano, que vão ser alocados a igual número de distritos, Chongoene na província de Gaza, Caia (Sofala), Changara (Tete) e Gurué (Zambézia).
As viaturas, orçadas em 190,276 dólares vão ajudar a reforçar a capacidade de intervenção do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) contra incêndios, acidentes e calamidades.
O aumento da frota de viaturas de salvação pública vai aumentar a capacidade de resposta de combate à incêndios.
“Devido à escassez de viaturas de salvação pública em Moçambique, e com o aumento do número de incêndios causados pelo crescimento populacional como resultado do desenvolvimento económico, o Japão decidiu oferecer quatro viaturas de salvação pública para permitir uma resposta rápida face aos incêndios e outros incidentes que possam surgir”, disse esta sexta-feira (14), em Maputo, o Embaixador do Japão acreditado em Moçambique, Hamada Keiji, durante a cerimónia de assinatura do novo acordo de doação de viaturas para bombeiros.
Keiji espera que o reforço da capacidade do SENSAP, através do fornecimento destas viaturas, ajude a salvar o maior número possível de vidas e de bens dos cidadãos.
Explicou que a iniciativa do Governo nipónico simboliza o reconhecimento da necessidade do Desenvolvimento Humano e Social em Moçambique e, acredita que este projecto vai conduzir ao desenvolvimento de uma base para a prestação de serviço sociais para melhorar a qualidade de vida do povo.
“Estas viaturas foram doadas pelos Governos locais japoneses, através da Associação de Bombeiros do Japão, e acreditamos que este projecto vai estreitar os laços de cooperação com o Ministério do Interior em vários domínios, especialmente na área de segurança”, acrescentou.
Keiji também acredita que este projecto será uma oportunidade para desenvolver ainda mais essa relação de amizade e cooperação, tendo assumido o compromisso de continuar a apoiar o país a nível nacional, através das comunidades locais.
Já o Secretário Permanente do MINT, Víctor Canhemba, disse que o MINT, representado pelo SENSAP e Governo do Japão, realizaram um trabalho minucioso conjunto que permitiu identificar os distritos de Gurué, Changara, Caia e Chongoene, como aqueles que deverão beneficiar destas viaturas.
Considerou a doação oportuna e de contribuição significativa, “com vista a promover a protecção da propriedade privada e pública, bem como a vida no seio das comunidades abrangidas”.
Canhemba entende que a aquisição das viaturas referidas vai viabilizar o processo de desenvolvimento destes distritos, uma vez que contribuirão para uma rápida resposta aos incêndios e outros tipos de emergência.
Reconheceu, por último, a parceria entre Moçambique e Japão, demonstrado pelo trabalho conjunto na procura de soluções para os desafios que a sociedade enfrenta no seu dia-a-dia.
(AIM)
NL/sg