Maputo, 22 Jan (AIM) – O embaixador da Alemanha acreditado em Moçambique, Ronald Münch, inicia hoje (22) a primeira visita oficial à província de Sofala, onde vai reunir-se com representantes políticos locais, incluindo os edis das autarquias de Dondo e Beira.
A missão pretende igualmente visitar projectos da Cooperação Alemã, e reunir-se com representantes do sector privado e do ensino superior.
“O diálogo servirá para reforçar as relações bilaterais e de amizade entre a Alemanha e Moçambique”, refere o comunicado de imprensa a que AIM teve acesso, citando o Embaixador da Alemanha.
Na sua chegada a Sofala, Ronald Münch irá manter um encontro com o governador da provincial, Loureço Bulha e a secretária de Estado Cecília Chamutota.
Segundo o documento, a província de Sofala é um parceiro importante para a cooperação alemã, com um portfólio de projectos de cerca de 90 milhões de euros, distribuídos por várias áreas de actuação, como a promoção da boa governação, apoio ao processo de descentralização, desenvolvimento do sector privado e financeiro, educação e ensino vocacional e energia.
O embaixador, também participará da inauguração do edifício administrativo da EMRICH, instituição responsável pela gestão do parque de infra-estruturas verdes da Beira, empreendimento que tem contribuído na melhoria da qualidade de vida da população, assim como na redução dos assentamentos informações na comunidade de Goto.
Em Dondo, a comitiva irá visitar o novo edifício administrativo do município e a Secretaria Municipal Virtual (SMV), ambos os projectos financiados pela Cooperação Alemã no âmbito do apoio ao processo de descentralização.
“O Governo alemão orgulha-se de apoiar desde 2016 vários projectos. O programa inclui ainda encontros com investidores alemães, incluindo a Austral Cimentos, que pertence ao Grupo Heidelberg Cement, uma visita ao porto da Beira e à Universidade Católica de Moçambique”, lê-se no comunicado.
(AIM)
Paulino Checo (PC)