Maputo, 22 Jan (AIM) – O posto administrativo de Luenha, distrito de Changara, província de central de Tete, conta com um novo sistema integrado de abastecimento de água potável e produção de energia que, segundo o estadista moçambicano, Filipe Nyusi, tem um potencial para impulsionar o desenvolvimento da região.
Trata-se de um sistema integrado de abastecimento de água e produção de energia solar, instalado na localidade de Ntemangau financiado pela Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ).
“O sistema de abastecimento de água, com o sistema de irrigação, como acabei de referir, deve impulsionar a produção agrícola, disse Nyusi no acto da inauguração da infra-estrutura.
Com o novo sistema segundo Nyusi, significa que o distrito de Changara passa a ter a responsabilidade de abastecer outras vilas que não conseguem ter água na mesma dimensão.
“[O sistema foi] opção da agência [do Desenvolvimento do Vale do Zambeze], que soube interpretar os projectos do governo, programas monitorados e dirigidos pelos ministérios das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos e de Recursos Minerais e Energia que estabelece as balizas para realização dos projectos”, acrescentou.
Segundo Nyusi, a inauguração desta infra-estrutura é a demonstração do potencial da AdZ.
Nyusi apela a população para fazer o uso racional do sistema de abastecimento de água e produção de energia.
Falando durante o evento, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, fez um balanço positivo do desempenho do seu pelouro.
Anunciou que o governo construiu e reabilitou 2.576 fontes para abastecimento de água de um total de 1.963 planificadas em todo o país durante ano de 2023, com o apoio de seus parceiros, que representa um grau de cumprimento de 125 por cento.
“Quanto aos sistemas de abastecimento de água rural, foram construídos 106 de 75 planificados”, acrescentou.
Já na província de Tete, durante o ano passado foram construídas e reabilitadas 309 fontes dispersas de um total de 141 planificadas.
No que concerne aos sistemas de abastecimento de água rural, Mesquita anunciou que foram construídos nove dos cinco planificados. Acrescentou que o seu sector projecta para a província de Tete a construção de perto de 100 fontes e sistemas de abastecimento de água.
“Para este ano 2024 prevê-se a construção e reabilitação de um total de 71 fontes dispersas e a construção de 16 sistemas de abastecimento de água no na província de Tete”, revelou.
(AIM)
SC/CC/sg