
Vacina contra a cólera
Maputo, 22 Jan (AIM) – O governo do distrito de Caia, norte de Sofala, garante que já está controlado o surto de cólera que assola o distrito desde finais de Novembro de 2023, tendo sido registado apenas dois casos da doença na semana passada.
A informação foi avançada à Rádio Moçambique, emissora nacional, pelo administrador do distrito de Caia, Nobre dos Santos, sobre as medidas em curso para evitar o alastramento do surto da cólera naquela província.
Dados recentes indicam para um cumulativo de 408 casos da cólera com um óbito e dois doentes internados com maior incidência no posto administrativo de Sena.
Nobre dos Santos disse que para evitar a propagação da doença foram destacadas várias equipas de saúde que estão a reforçar a vigilância epidemiológica.
Segundo Nobre dos Santos, estão em curso contactos com as autoridades da saúde para o alargamento da vacina contra cólera nas regiões afectadas pelo surto.
“Eu posso caracterizar a situação como controlada já tivemos o pico há um mês. Estamos com um cumulativo de 408 casos, mas hoje dois pacientes encontram-se numa situação de ambulatório, portanto posso dizer que a situação está controlada, entretanto, por causa das chuvas que estão a acontecer um pouco por todo o distrito estamos num estado de alerta,” disse Nobre dos Santos.
Acrescentou que “O que aconteceu é que a vacinação não cobriu todos os distritos, a vacinação incidiu sobre o Posto Administrativo de Caia sede, algumas pessoas em Murraça, mas o Posto Administrativo de Sena não foi abrangido, e daí essa situação que está agora a acontecer em Sena, então estamos a dizer que, nem toda a gente foi vacinada”.
Dos Santos disse haver necessidade de uma nova campanha de vacinação, mas com incidência sobre o Posto Administrativo de Sena.
Referiu ainda que o Ministério da Saúde tem equipes no terreno para fazer a monitoria.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)