Maputo, 29 Jan (AIM) – Moçambique, através do Fórum de Perspectivas Climáticas Regionais (SARCOF), manifesta interesse em ter informações atempadas e fiáveis sobre previsões climáticas de modo a reduzir as perdas causadas por desastres naturais.
O interesse foi manifestado esta segunda-feira pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, na abertura da 28ª reunião do Fórum de Perspectivas Climáticas Regionais em curso na cidade de Maputo.
“Preocupa-nos o impacto devastador dos eventos extremos do clima, como, chuvas, cheias, seca e outros que constituem perigo, continuam a ceifar vidas e destruir infra-estruturas”, disse.
SARCOF é uma plataforma criada em 1996 pelos países da SADC com vista a permitir que os serviços meteorológicos apresentem previsões climáticas sazonais, consensuais e harmonizadas da região austral, para a estação chuvosa.
Segundo Magala, já estão criadas as condições necessárias para consensos sobre perspectivas climáticas dos próximos meses ao nível da região para estação chuvosa.
“Saudamos a inovação introduzida de efectuar duas reuniões anuais do SARCOF “
A 27ª reunião do SARCOF teve lugar em Setembro de 2023 nas Maurícias,
O director-geral dos Serviços de Meteorologia de Angola, Mário João de Sousa Afonso, fez saber que um dos principais objectivos do SARCOF é a promoção da capacidade regional para produzir e aplicar previsões sazonais para região com base em consensos.
“Chamo aqui atenção de que não bastam previsões climáticas de elevada qualidade, mas também a capacidade de os utilizadores finais de agirem de acordo com as previsões é uma questão pertinente para ser debatida neste fórum”.
O representante de Angola, reconhece que a divulgação das previsões climáticas sazonais na região carecem de melhorias.
(AIM)
MR/sg