
Maputo, 08 Fev (AIM) – O Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) confirma a partida dos 36 bolseiros moçambicanos no domingo (11) para a Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) na cidade de Redenção, no Brasil.
Um comunicado de imprensa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior enviado hoje à AIM refere que a programação da viagem assegura a chegada dos estudantes a tempo para o início do ano lectivo na UNILAB, marcado para quinta-feira (15).
O IBE reitera que os 39 estudantes são bolseiros da UNILAB, e não do IBE.
“O IBE actuou como intermediária crucial no processo, facilitando a obtenção do financiamento necessário para a viagem”, lê-se no comunicado.
O patrocínio para o pagamento da viagem dos 36 estudantes, porque os outros três teriam apresentado condições para custear o voo, foi recentemente garantido pela Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE).
Sobre as especulações segundo as quais o IBE teria deixado à deriva os estudantes, ameaçando-os de perder as suas bolsas de estudo devido a atrasos, quando estes exigiram o pagamento da viagem, o Instituto diz que as informações não correspondem à realidade e desviam a atenção do foco principal, que é a educação.
“Reiteramos o nosso compromisso de trabalhar com total transparência e de manter uma comunicação aberta e construtiva com todos os intervenientes”, diz.
O IBE permanece dedicado a encontrar, em conjunto com todas as instituições públicas e privadas comprometidas, as melhores soluções para os desafios educacionais do país.
Desde sábado (03) os 36 bolseiros instalaram-se defronte das instalações do IBE, com forma de pressionar a instituição para custear as suas despesas de passagem.
(AIM)
ac