
Cerimónia de graduação de 311 magistrados judiciais e do Ministério Público, em Maputo
Maputo, 09 Fev (AIM) – O Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) graduou esta sexta feira, na capital moçambicana Maputo, 311 magistrados judiciais e do Ministério Público, incluindo 194 juízes e 117 procuradores, o correspondente a uma execução de 96% da meta prevista.
Os recém-graduados graduados fazem parte de um grupo de 323 candidatos admitidos para o ingresso no curso de magistratura judicial e do Ministério Público, dos quais desistiram 10, reprovou (01) e perdeu a vida (01).
Segundo directora do CFJJ, Elisa Boerekamp, dos 194 juízes, 89 são do sexo feminino e 105 do sexo masculino.
Na carreira de magistratura do Ministério Público, 44% dos 117 procuradores, 44% são do feminino e 56% do sexo masculino.
Na carreira de Conservadores e Notário Superior, graduam 60 candidatos que serão afectados nas diversas Conservatórias de Registo e Notariado no país.
Falando durante o evento, a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, disse que o acesso a justiça no país continua sendo um desafio e um dos exemplos do compromisso do governo com a boa governação é a cerimónia graduação desta sexta-feira.
“Como governo tudo faremos para que em conjunto sejam criadas as condições necessárias para enquadrar o mais rápido possível todos graduados”, disse Kida”
Revelou que os graduados irão contribuir para melhorar a questão de prazos de prisão preventiva, rácio dos profissionais de justiça por 100 mil habitantes, reduzir a acumulação de processos e outros.
Quanto aos Conservadores e Notário Superior, graduados hoje , o governo tem como expectativa a implementação de estratégias e melhoramento de instrumentos de trabalho de informatização da Conservatória dos Registos e Notariado, em curso no país.
O evento contou com presença do Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga, Alberto Paulo-vice procurador Geral da República, Ministro do Interior, Pascoal Ronda, bem como representantes e embaixadores França, Suíça, Espanha, União Europeia, USAID, UNICEF e outros.
(AIM)
MR/sg