Nampula, (Moçambique), 10 Fev AIM – O presidente do município de Nampula, o maior da zona norte de Moçambique, Luís Giquira, recentemente empossado para um mandato de cinco anos, lançou na manhã deste sábado, no mercado grossista do “Waresta”, uma campanha massiva de remoção de lixo na autarquia.
Giquira marcou presença no “Waresta” cerca das 6:00 horas, com uma equipa de trabalhadores do município, para o arranque da campanha naquele que é o mercado mais frequentado e que abastece toda a região norte do país.
Desde Outubro do ano passado que os utentes daquele mercado se queixavam das péssimas condições de higiene em que o mercado se encontrava, motivado por manifesta falta de limpeza.
Abordado pela imprensa, o edil informou que a acção é em cumprimento do seu manifesto eleitoral.
“Como havíamos prometido durante a campanha que a limpeza e o brilho da nossa cidade eram imperiosos, lançamos hoje esta campanha massiva de remoção de lixo na cidade de Nampula. Mobilizei os funcionários, não há sábado, domingo ou feriado, vamos trabalhar de segunda a segunda até minimizarmos o problema de lixo neste mercado. Preocupa-nos as condições de higiene deste mercado, vamos trabalhar arduamente até erradicarmos o lixo”, salientou.
Aos jornalistas, Giquira disse que, por enquanto, conta com o apoio de empresários e outros amigos do ambiente que cederam algum equipamento para que a operação fosse efectivada.
“Estamos também a recuperar alguns carros avariados do próprio município. Sobre a estratégia para a recolha de lixo na cidade estamos a conversar com empresas dedicadas para depois decidirmos”, explicou.
O presidente do município de Nampula deu conta que até a próxima quarta-feira deverá nomear e anunciar o seu elenco.
Com uma população aproximada de 800 mil habitantes, a cidade de Nampula produz, em média, 80 toneladas de lixo, por dia, entre a zona urbana e suburbana.
(AIM)
(Rosa Inguane)/dt