Para a realização do inquérito, que decorreu entre os meses de Janeiro e Fevereiro do ano corrente foram inquiridas 5,393 pessoas, nas 11 capitais provinciais. A partir de Março o inquérito vai cobrir todos os distritos existentes no país.
O facto foi dado a conhecer na manhã de hoje (13) por Wilker Dias, Coordenador da DECIDE, durante o lançamento de inquéritos mensais sobre a estimativa da participação nas Eleições Gerais de 2024.
Segundo a fonte, “95,4% das mulheres inqueridas irá votar, 4,6 % das mulheres inqueridas não tenciona votar, 83,5% das mulheres tem o voto repartido pelos três principais partidos que são Frelimo, Renamo e MDM, 16,5 % tem uma preferência por partidos extraparlamentares” disse.
Disse ainda que “96,1% das pessoas inqueridas recensearam e 3,9% não recensearam. Dos homens 92,5% irão votar e 7,4% não irão votar, 96,2% de homens recensearam-se e 3,8% não se recensearam”.
Os inquéritos mensais, que se vão estender até Agosto próximo, visam medir o nível de adesão ao recenseamento eleitoral no país e o grau de participação dos eleitores nas próximas eleições agendadas para 09 de Outubro do corrente ano.
Na ocasião, Dias disse que com o estudo feito as projecções indicam que mais de 90% da população vai participar nas próximas eleições gerais.
“Mais de 90% de homens e mulheres têm uma tendência de participar nos próximos eventos eleitorais, contudo dependerá muito daquilo que serão os candidatos a nível dos governos provinciais, dos candidatos à presidência da República, isso poderá mexer esse todo xadrez” disse.
Disse ainda, que o presente senário poderá vir a mudar em função dos sinais políticos que poderão ser verificados ao longo do ano, incluindo a escolha dos candidatos que poderá mover o nível de participação, o processo no recenseamento eleitoral e a sensibilização eleitoral.
A DECIDE é uma plataforma da sociedade civil para a monitoria e advocacia eleitoral que trabalha em prol da consolidação dos processos políticos e democráticos, desenvolvimento social e comunitário e na defesa dos direitos humanos.
(AIM)
ZT/sg