Maputo, 20 Fev (AIM) – O Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres (INGD) acaba de activar o Plano de Acção Antecipado (PAA) para responder a seca que se regista em alguns distritos da província ), na província central de Sofala, como resultado do fenómeno El Niño.
O plano tem como objectivo apoiar as comunidades na implementação de vários programas que visam minimizar o plano de escassez da chuva.
Segundo o director provincial do INGD em Sofala, Aristides Armando, serão atingidos no PAA mais de 13.200 famílias dos distritos de Caia e Chemba que já se ressente dos efeitos do fenómeno El Niño.
Armando explicou que o programa prevê ainda a elaboração de políticas e estratégicas voltadas à prevenção da seca e o provimento da produtividade através da distribuição de sementes tolerantes à seca.
“A província de Sofala tem registado escassez de chuva naquilo que foi a informação prestada pelo INAM de Outubro à Dezembro de 2023, bem como também de Janeiro à Março deste ano, daí que com esse detalhe podemos activar o Plano de Acção Antecipada que é um instrumento que visa essencialmente apoiar as comunidades antes da ocorrência do impacto da seca moderada naquilo que está sendo declarado”, aclarou.
Acrescentou que, “esta actividade vai poder impactar directamente a 13.200 famílias a nível dos distritos de Caia e Chemba, onde podemos desenvolver actividades voltadas a prevenção a seca”, acrescentou.
A fonte refere-se ao aumento da questão da produção e produtividade na componente agrícola onde irão distribuir sementes tolerantes a seca, “estamos a falar de estacas de mandioqueira, estamos a falar de ramas de batata doce, também vamos poder reparar aquilo que são os furos de água e poços”.
(AIM)
FG/sg