
Secretária-geral da Renamo, Clementina Bomba. Foto Ferhat Momade
Maputo, 28 Fev (AIM) – A Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, apela as confissões religiosas a orar pela paz e harmonia, sobretudo para o fim dos ataques terroristas que assolam alguns distritos da província nortenha de Cabo Delgado.
O apelo foi lançado pela secretária-geral da Renamo, Clementina Bomba, hoje em Maputo, em conferência de imprensa para abordar a actual situação político-militar do país.
“À semelhança de outros momentos difíceis, apelamos as confissões religiosas a interceder pela paz e harmonia na nossa pátria”, afirmou Bomba.
Bomba chama aos moçambicanos a mobilizarem e canalizarem o apoio necessário às vítimas dos ataques terroristas que são forçadas a abandonar as suas residências a busca de zonas mais seguras.
Desde Outubro de 2017 que os distritos do norte de Cabo Delgado registam ataques terroristas que já provocaram mais de três mil mortos e mais de 900 mil deslocados.
Há três semanas, os terroristas intensificaram os seus ataques no distrito de Chiúre, a sul de Cabo Delgado, provocando um total de 67.300 deslocados, o que corresponde a 14.270 famílias que entraram na província nortenha de Nampula, e maior parte através do distrito de Eráti.
O total dos deslocados inclui os que se encontram em locais mais seguros em Cabo Delgado.
No entanto, Bomba referiu que as acções terroristas estão associadas aos raptos, o que cria insegurança na classe empresarial, sobretudo na cidade de Maputo, e adverte que “impactam negativamente na economia nacional e afugenta os investidores”.
Por isso, a Renamo exige que o governo dialogue com os terroristas, porque “são conhecidos alguns líderes dos terroristas”.
Desde 2021 que as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, coadjuvadas com as forças ruandesas e a Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM, sigla em inglês) estão empenhados em retirar os terroristas em Cabo Delgado.
Com efeito, os ataques reduziram, permitindo o retorno já anunciado da petrolífera francesa TotalEnergies, que lidera os megaprojectos de exploração da terceira maior reserva de gás natural no mundo, existente em Cabo Delgado.
(AIM)
ac