Lisboa, 05 Mar (AIM) – Moçambique e Portugal manifestaram esta terça-feira, em Lisboa, o seu optimismo quanto a continuidade da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ), que forma militares no combate ao terrorismo.
O optimismo nesse sentido foi manifestado em almoço de trabalho entre a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e o homólogo português, João Gomes Cravinho, no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, em Lisboa. De acordo com a projecção inicial, a EUTM-MOZ termina este ano.
Na ocasião, segundo fonte do Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em contacto com a AIM, em Lisboa, os dois ministros “trocaram pontos de vista” sobre a continuidade da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique e Verónica Macamo agradeceu o apoio português no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, no Norte do país, bem como aos programas de desenvolvimento económico e social.
No almoço de trabalho, de acordo com a mesma fonte, Verónica Macamo falou da actual “situação política, económica e de segurança em Moçambique, bem como das eleições gerais agendadas para 09 de Outubro próximo no país.
Verónica Macamo escalou Lisboa em trânsito para Maputo, proveniente da Turquia.
Refira-se que a continuidade do apoio é de extrema importância para Moçambique, devido a intensificação dos ataques terroristas que, nas últimas semanas, forçaram mais de 67 mil pessoas a abandonar as suas residências em Cabo Delgado.
Aliás, na semana passada o governo moçambicano pediu o apoio da União Europeia (UE) em equipamento letal para imprimir um maior ímpeto no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
O pedido foi expresso pelo ministro moçambicano da Defesa, Cristóvão Chume, hoje, em Maputo, em conferência de imprensa minutos após o término de um encontro mantido com a Missão do Comité Político e de Segurança da União Europeia (COPS) em Maputo.
O encontro tinha como objectivo avaliar a Missão Militar de Formação da União Europeia em Moçambique.
(AIM)
DM/sg