
Director dos Serviços de Assuntos Sociais da Cidade de Maputo, Armando Mutemba, entrega certificados
Maputo, 11 Mar (AIM) – A Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) comprometeu-se a certificar, no corrente ano, todos os estudantes do ensino técnico profissional a nível de Maputo com a situação modular regularizada.
O compromisso foi assumido pelo director dos Serviços de Assuntos Sociais da Cidade de Maputo, Armando Mutemba, falando em representação ao Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Gondola, durante a cerimónia de entrega de certificados evento que teve lugar no Instituto Comercial de Maputo.
“A nossa grande luta do presente ano é certificar todos os institutos em falta e também todos os formandos em falta e será possível porque os formadores estão a trabalhar para organizar todo procedimento para certificação, temos fé que vamos ter saldo zero a nível da cidade de Maputo salvo situações anómalas”, disse.
“Este ano vamos fechar as nossas dívidas, garantimos aos nossos formandos que estão aqui e aqueles que não estão que será o ano deles, o ano em que todos aqueles que têm dívida e ainda não receberam os seus certificados poderão tê-los com todo gosto”, acrescenta.
Disse que devem ser entregues cerca de 1.500 certificados correspondentes aos anos de 2021, 2022 e 2023, estando em maior número os de 2023.
A fonte explica que a maioria dos atrasos na entrega do certificado, ocorre devido a demora dos alunos ou professores na apresentação dos módulos, estágio ou relatório.
“Temos algumas situações de formandos que não terminaram alguns módulos e outros que terminaram mas, por falta de evidências e essas evidências precisam de ser respostas para haver certificação, nenhum formando vai ter certificado sem que tenha evidências para podermos saber se estes formandos têm nível para realizarem a sua actividade”, apontou.
Apelou aos formandos que carecem da situação modular para se aproximarem das suas instituições de formação para regularizar.
Na ocasião foram atribuídos 256 certificados a estudantes de nove Institutos técnico-profissionais públicos e privados da cidade de Maputo.
“Temos esperança ainda que os certificado que vocês receberam usem-nos condignamente, estes certificados são armas pra vencer, o vosso trabalho deve ser de qualidade e deve fazer diferença” disse após atribuir os certificados.
Em Moçambique, a entidade responsável por atribuir os certificados do ensino técnico profissional é a ANEP, órgão que só atribui o documento mediante evidência produzida.
(AIM)
CC/sg