
Verónica Macamo discursa nas Nações Unidas. Foto arquivo
Maputo, 14 Mar (AIM) – A ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, participa segunda-feira próxima (18) na Sessão Informativa Ministerial do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a ter lugar na cidade norte-americana de Nova Iorque, subordinada ao tema “Desarmamento e Não-Proliferação Nuclear”.
Este é a sessão de destaque da presidência do Japão no Conselho de Segurança das Nações Unidas durante o mês de Março de 2024, que será dirigida pelo ministra nipónica dos Negócios Estrangeiros, Yoko Kamikawa.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) explica que “a participação de Moçambique no evento enquadra-se nas excelentes relações que mantém com o Japão, não só no âmbito multilateral do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas também no contexto dos laços de cooperação e amizade que existem entre os dois países”.
Segundo o MINEC, a sessão tem como objectivos, renovar o compromisso de todos os Estados de um mundo sem armas nucleares, identificar formas de superar os desafios que o regime global de desarmamento enfrenta e a não-proliferação nuclear num período de rápidas mudanças tecnológicas e facilitar um debate mais aprofundado sobre a forma de alcançar progressos substanciais no desarmamento nuclear e na não-proliferação.
Moçambique participa com o objectivo de contribuir para os esforços internacionais com vista ao fortalecimento dos apelos para a manutenção da proibição da corrida armamentista e a não-proliferação.
Na sua deslocação a Nova Iorque, Macamo faz-se acompanhar pelo representante permanente de Moçambique nas Nações Unidas, Pedro Comissário, e pela directora-adjunta da Direcção para as Organizações Internacionais e Conferências das Nações Unidas, Ilda Trigo.
(AIM)
sg