Nampula, (Moçambique), 18 (AIM) – O Chefe da Brigada Central do partido Frelimo de assistência à nortenha província de Nampula, Fernando Faustino, afirma que a sucessão ou escolha de candidatos presidenciais, não está na agenda da reunião do Comité Central da sua formação política agendada para os dias 5 e 6 de Abril próximo.
“Que eu saiba, é que dia 5 e 6 de Abril o Comité Central vai reunir e tem a sua agenda para essa reunião. Por aquilo que eu sei, não consta a questão de sucessão ou candidatos presidenciais”, afirmou em conferência de imprensa na havida na manhã desta segunda-feira (18), em Nampula.
Fernando Faustino, que também assume as funções de secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), traçou o perfil do próximo presidente afirmando que “tem que ser pessoa capaz e dentro do partido Frelimo temos vários quadros. Havemos de encontrar alguém capaz para dirigir este país”.
Acrescentou “agora, o perfil do candidato, nós queremos uma pessoa que abrace Moçambique, uma pessoa capaz, uma pessoa que tenha nos seus objectivos o desenvolvimento deste país, uma pessoa que tenha certeza de que de facto nós queremos sair da situação em que nos encontramos, das dificuldades que nós temos. Portanto, uma pessoa capaz, uma pessoa competente, uma pessoa que quer o bem-estar do povo moçambicano, não é qualquer pessoa”.
O dirigente partidário está de visita de trabalho na província de Nampula, para, entre outros, oficializar o gabinete provincial de preparação das eleições gerais pleito agendado para 09 de Outubro próximo.
Faustino rebateu as criticas sobre a demora da Frelimo em anunciar publicamente o seu candidato presidencial, explicando que é preciso estar bem preparado.
“Nada está demorado. A Frelimo tem que se organizar, porque não é uma tarefa fácil. A Frelimo tem que se organizar melhor para que, de facto, tenhamos um candidato que vai de encontro aos anseios dos moçambicanos”.
Para Faustino, a Frelimo tem objectivos por isso planifica e organiza as suas actividades.
“A vitória prepara-se, a vitória organiza-se. É por isso que nós estamos aqui. Estamos aqui também para exortarmos as populações e, em particular, os membros, militantes e simpatizantes, para se recensearem em massa, com vista a lograrmos os objectivos que queremos atingir, que é ganhar e ganhar bem”.
(AIM)
RI/sg