Maputo, 21 Mar (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera a morte do jornalista moçambicano Simão Ponguane uma perda irreparável para a nobre profissão de jornalismo e, particularmente, para a classe actual de profissionais que o tinham como referência.
O Chefe do Estado fez este pronunciamento quarta-feira na sua página oficial de Facebook, através da qual endereça uma mensagem de condolências dirigida à família, amigos e colegas da classe jornalística nas suas diversas áreas.
“Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento de Simião Ponguane, jornalista da Televisão de Moçambique, vítima de doença. A partida precoce do mestre Ponguane representa uma perda irreparável para a recente classe do jornalismo nacional, uma vez que muitos jovens que decidiram seguir este caminho, perderam uma referência inequívoca para o desempenho desta nobre profissão. Endereço os meus mais sentidos pêsames. Que à Sua Alma Descanse em Paz”, lê-se na página do PR.
Os restos mortais do jornalista vão a enterrar na próxima sexta-feira, no cemitério de Michafutene, distrito de Marracuene, província meridional de Maputo.
Uma fonte familiar, citada quarta-feira (20) pela TVM, disse que “estivemos num consenso familiar e já deliberamos que sexta-feira de manhã, vai ser o enterro no cemitério de Michafutene”.
Ponguane perdeu a vida vítima de doença que o apoquentava nos últimos três anos.
A morte de Ponguane ocorreu no Hospital Central de Maputo e foi anunciada na manhã de hoje (20) no site da TVM.
Na sua luta contra a doença, Ponguane tentou tratamentos dentro e fora de Moçambique, mas sem sucesso.
Um dos mais antigos colaboradores da TVM, o malogrado se preparava para a reforma.
Ponguane notabilizou-se nas suas reportagens no terreno e em Grandes Entrevistas feita à diversas personalidades.
Na TVM foi chefe da Redacção, director de Informação, director do Canal Internacional, assessor do Conselho de Administração e correspondente da TVM na África-do-Sul.
Foi também correspondente da Voz da América.
Nascido a 13 de Outubro de 1965, em Massinga, distrito da província de Inhambane, sul do país, Ponguane ingressou nos quadros da então Televisão Experimental de Moçambique, actual TVM, em Abril de 1988.
(AIM)
PC/sg