![](https://aimnews.org/wp-content/uploads/2023/01/SAMIM_SAMIM.jpg)
Tropas da missão da SADC para Moçambique
Maputo, 21 Mar (AIM) – A capital zambiana, Lusaka será palco, no próximo sábado, da Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão mais a Troika da SADC, os Países Contribuintes com Tropas para a Missão da SADC na República Democrática do Congo (SAMIDRC) e em Moçambique (SAMIM).
A cimeira, que também contará com a participação da a República Democrática do Congo (RDC) e Moçambique, terá como foco a situação de segurança na região da SADC, com destaque para a situação na parte oriental da RDC e em Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Segundo um comunicado do Secretariado da SADC, “a Cimeira receberá uma actualização sobre os progressos registados nas missões da SADC, nomeadamente a SAMIDRC e a SAMIM, que foram destacadas para apoiar o Governo da República Democrática do Congo e o Governo de Moçambique no restabelecimento da paz, da segurança e da estabilidade, a fim de preparar o caminho para o desenvolvimento sustentável.”
“A Cimeira deliberará sobre a situação de segurança na região da SADC, com destaque para a situação na parte oriental da RDC e em Cabo Delgado, no norte de Moçambique. A Cimeira receberá uma actualização sobre os progressos registados nas missões da SADC, nomeadamente a SAMIDRC e a SAMIM, que foram destacadas para apoiar o Governo da República Democrática do Congo e o Governo de Moçambique no restabelecimento da paz, da segurança e da estabilidade, a fim de preparar o caminho para o desenvolvimento sustentável”, lê-se no comunicado.
A reunião será presidida pelo Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, na sua qualidade de Presidente em exercício do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC.
O Órgão é a instituição da SADC responsável pela promoção da paz e da segurança na Região.
Actualmente, a Troika do Órgão da SADC é composta pela República da Zâmbia, na qualidade de Presidente em exercício do Órgão; a Tanzânia, na qualidade de Próximo Presidente do Órgão; e Namíbia, na qualidade de Presidente cessante do Órgão.
A Troika da SADC é composta pela Angola, na qualidade de Presidente em exercício da SADC; Zimbabwe, na qualidade de Próximo Presidente da SADC; e pela República Democrática do Congo, na qualidade de Presidente Cessante da SADC.
Os países contribuintes com efectivos da SAMIM incluem Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Malawi, Namíbia, África do Sul, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. Os países contribuintes com tropas para a SAMIDRC são: Malawi, África do Sul e Tanzânia, que trabalham em colaboração com o Governo da RDC.
(AIM)
Dt/sg