Maputo, 22 Mar (AIM) – A Renamo anunciou hoje que 7º Congresso desta formação política, a maior da oposição em Moçambique, terá lugar nos dias 15 e 16 de Maio próximo.
O facto foi anunciado pelo mandatário do presidente daquela força política, Saimone Macuiana, através da página oficial Facebook do partido.
“O Presidente Ossufo Momade comunicou através do seu mandatário Saimone Muhambi Macuiana que a realização do congresso será nos dias 15 a 16 de Maio”, lê-se na mensagem.
Para já aguarda-se a aprovação da data em Conselho Nacional agendado para a segunda quinzena de Abril.
O anúncio surge no dia em que o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo deveria analisar a providência cautelar sobre a marcação da data do congresso da Renamo.
O recurso foi interposto por Venâncio Mondlane membro do partido e recém-exonerado assessor político do Presidente do partido, Ossufo Momade, a 23 de Fevereiro.
O também deputado que já manifestou publicamente a sua pretensão de candidatar-se para a presidência do partido.
Aliás, Mondlane avançou com duas providências cautelares contra Ossufo Momade, uma exigindo a marcação do congresso do Renamo e outra a anulação de exonerações feitas fora do seu mandato, que expirou a 17 de Janeiro último.
Refira-se que o porta-voz da bancada parlamentar da Renamo na Assembleia da República (AR), Arnaldo Chalaua, disse em Conferência de Imprensa na última terça-feira (19) que a reunião será determinante, pois o Conselho Nacional é o órgão encarregado de tomar uma decisão sobre a realização do congresso do partido.
“Quero garantir a todos que o Conselho Nacional vai-se reunir o mais rapidamente possível para tratarmos a nossas questões internas”, assegurou na ocasião.
“O calendário eleitoral está a correr e nós não nos vamos distrair com essas pequenas brincadeiras. A pressa não é amiga da perfeição”, apontou.
Na ocasião, ainda expressou a desaprovação daquela bancada em relação às acções interpostas no tribunal por Venâncio Mondlane contra Momade, classificando-as como destituídas de fundamento.
(AIM)
CC/sg