Maputo, 07 Abr (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, reconhece o papel da mulher moçambicana em todas as fases do desenvolvimento do país, através da entrega abnegada em todas as frentes em que é chamada a intervir.
O reconhecimento foi feito hoje, em Maputo, numa comunicação oficial, por ocasião da comemoração do 7 de Abri, Dia da Mulher Moçambicana.
“Cada mulher moçambicana com a sua resiliência inabalável, força incomparável, amor incondicional, contribuiu para a riqueza cultural, social, política e económica do nosso país”, disse Nyusi na sua mensagem de 7 de Abril.
Segundo o Chefe do Estado, as celebrações do 7 de Abril, representam o reconhecimento e reflexão sobre as conquistas, contribuições e desafios antes e depois da independência nacional.
Para Nyusi, a data deve sempre servir de oportunidade para homenagear as heroínas nacionais de ontem e de hoje, tendo em conta que são a base de inspiração para a sociedade actual e as gerações vindouras.
“As mulheres são um exemplo de superação, determinação, de força, pois nunca desistem e estão sempre à frente do nosso tempo. Feliz 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana”, vincou Nyusi.
Ainda esta semana, na reunião de Comité Central da Frelimo, partido no poder em Moçambique, reconheceu o papel da mulher no combate ao terrorismo no teatro operacional norte, província de Cabo Delgado, zona norte, bem como a sua notoriedade na frente diplomática no contexto internacional.
Refira-se que, na capital moçambicana, Maputo, as celebrações do Dia da Mulher estão a ser manchadas pelas chuvas torrenciais que caem desde a madrugada de sábado, provocando inundações urbanas.
Numa ronda feita pela AIM nos principais bairros das cidades de Maputo e Matola, foi possível constatar que as vias estão intransitáveis, casas alagadas, criando um verdadeiro caos aos munícipes que vivem em zonas baixas e propensas às cheias.
(AIM)
Paulino Checo (PC)/dt