
Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva. Foto arquivo
Maputo, 13 Abr (AIM) – A Frelimo, partido no poder em Moçambique, e o Partido Comunista da China apostam em parcerias com benefícios mútuos com vista a acelerar o desenvolvimento das duas nações.
Esta informação foi partilhada hoje, em Maputo, pelo Secretário-geral (SG) da Frelimo, Roque Silva, durante um seminário de troca de experiências em diversos domínios de desenvolvimento.
O evento enquadra-se no âmbito da visita ao país do vice-ministro do Departamento Internacional do Comité Central do Partido Comunista da China, Li Jiangou Ching.
Roque Silva disse que Moçambique e China comungam do mesmo modelo de governação progressista, daí haver muita informação para ser partilhada.
“É assim que estamos a contar bastante com uma interacção profunda com a China, um dos países com a, um a visão baseada na igualdade entre os cidadãos, uma visão progressista mesma visão que Moçambique de desenvolvimento”, disse Roque Silva.
“Há várias iniciativas que esses Estados têm estado à concertar com objectivo único de acelerar o processo de desenvolvimento dos respectivos países, mas baseadas em uma parceria cada vez mais inteligente e assente na reciprocidade dos benefícios”, vincou.
O SG da Frelimo disse ainda que a parceria Africa-China tem contribuído para o desenvolvimento das nações, por isso é importante aprofundar o seu procedimento.
“Esta é uma parceria que tem sido criada por iniciativa das lideranças, ela pertence aos nossos povos, daí a importância nalgum momento conversar com vários segmentos da sociedade em volta do significado desta parceria, da sua importância para o desenvolvimento dos nossos países”, sublinhou.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/FF