
Policia Municipal da cidade de Maputo
Maputo, 13 Abr (AIM) – A Polícia Municipal da Cidade de Maputo, capital moçambicana, sancionou 31 condutores por estacionamento irregular na urbe, entre 1 a 11 de Abril corrente, contra 121 aplicadas no período homólogo de 2023, o que significa que houve uma redução em 74 por cento.
São sancionados automobilistas que estacionam em locais proibidos, fazem estacionamento demorado e abusivo. A multa aplicada nestes casos é de mil meticais (cerca de 16 dólares).
Num breve contacto com a AIM, a porta-voz da corporação, Arsénia Miambo, disse que a Polícia Municipal prestou maior atenção, no âmbito do estacionamento irregular, principalmente a zona baixa da cidade.
“Depois de esgotados todos os mecanismos de diálogo, avançou-se para algumas correcções de anomalias extremas, que culminaram com as 31 multas aplicadas”, sublinhou.
Segundo Miambo, no período em alusão, foram aplicadas ainda nove multas a transportadores semi-colectivos de passageiros por encurtamento e desvio de rotas, contra 14 do período análogo de 2023, o que corresponde a uma redução em 37 por cento.
“No transporte de passageiros em carrinhas de caixa aberta (vulgo “My Love”) não foi aplicada nenhuma multa, contra cinco do ano transacto, o que significa que houve uma redução de 100 por cento”, avançou.
No capítulo da fiscalização de estabelecimentos comerciais emissores de poluição sonora não foi aplicada nenhuma multa, pois, segundo Miambo, a corporação promoveu uma campanha de sensibilização sobre o cumprimento da postura municipal sobre a poluição sonora, acto que abrangeu 35 estabelecimentos.
Explicou que, no período em análise, no âmbito da interacção polícia-comunidade, foram visitados seis bairros, nomeadamente Maxaquene “B, C e D”, Polana Caniço “A”, Urbanização e Mafalala, no distrito Municipal Ka Maxaqueni, para a divulgação das posturas sobre resíduos sólidos urbanos e a legislação que regulamenta o controlo de produção, comercialização e consumo de bebidas alcoólicas.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/FF