
Maputo, 22 de Mai (AIM) – O ministro das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Carlos Mesquita, disse esta terça-feira (21), em Maputo, que o governo irá efectuar o lançamento do concurso público, dentro de duas semanas, para adjudicação do empreiteiro que levará a cabo a reabilitação da estrada nacional número 1.
Segundo Mesquita, o governo tem um desafio de revestimento de estradas, cuja percentagem actual situa-se em 27 por cento.
“As obras já começaram efectivamente. Nós já temos dois consultores que fizeram levantamentos geotécnico, físico, análise laboratoriais dos solos, tudo isto para o documento que vai ao concurso e contratar o empreiteiro que vai construir aquilo que é preciso”, disse.
Para o efeito, os consultores já submeteram ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), o primeiro draft do documento de concurso para as obras.
“Estivemos a coordenar com o Banco Mundial e está confortável. Dentro de duas semanas vai-se lançar o concurso que levará 45 dias. Depois da avaliação das propostas, se temos reclamações ou não, logo a seguir, começamos com obras físicas. Penso que Outubro e Novembro”, disse Mesquita.
Mesquita disse que não basta apenas ter portos eficientes, sob ponto de vista de produtividade de manuseamento de cargas nos portos aos países do interland, mas que deve haver ligações internas no sentido de garantir a mobilidade e a transferência de cargas a partir dos polos de produção e que sejam feitas a preços competitivos.
(AIM)
MR/sg/dt