
Ossufo Momade Presidente da Renamo. Foto de Ferhat Momade
Maputo, 31 Mai (AIM) – O mandatário do líder da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, acredita que a candidatura do líder desta formação política, com história na guerrilha dos 16 anos, no país, Ossufo Momade, vai ser aprovada favoravelmente pelo Conselho Constitucional (CC).
A candidatura está inserida nas eleições gerais de nove (09) de Outubro de 2024.
Minutos após entregar a candidatura de Ossufo Momade à Presidência da República, acto que teve lugar hoje (31) no CC, em Maputo, a capital moçambicana, Geraldo de Carvalho disse que a Renamo fez um esforço para cumprir com os prazos legalmente estabelecidos para a submissão de candidaturas.
“Temos fé que corra tudo bem. Fizemos esforço de cumprir com o ‘timing’ da entrega, exactamente para que os processos fluam sem sobressaltos. Estamos ao dispor do Conselho Constitucional para qualquer situação por suprir”, assegurou.
Carvalho fez a entrega de um “dossier” que inclui fotocópia do bilhete de identidade, cartão de eleitor, fotografias tipo passe, certidão de registo criminal, e de cerca de 20 mil fichas de membros, de um total de 198 mil angariadas para acompanhar a candidatura de Momade.
A candidatura, segundo Carvalho, espelha os anseios dos malogrados líderes da Renamo, André Matsangaisse e Afonso Dhlakama, e de todos os que se dizem defender o seu legado.
“A candidatura da Renamo é a que suporta os anseios dos moçambicanos”, referiu.
Lembrou que Momade foi eleito durante a realização do VII congresso da Renamo, que teve lugar no início do mês corrente, no município de Alto-Molócuè, província central da Zambézia.
Por sua vez, após receber o “dossier”, a presidente do CC, Lúcia Ribeiro, disse que após o órgão de soberania ao qual compete especialmente administrar a justiça em matérias de natureza jurídico-constitucional vai se pronunciar das irregularidades que possam ser detectadas.
“Sendo o caso, poderão ser notificados para [suprir] alguma irregularidade. Mas o que nós sempre pensamos é que está tudo entregue dentro daquilo que é o pedido e assim esperamos que seja”, frisou.
Ribeiro fez entrega ao mandatário do candidato da Renamo de um documento que confirma a submissão dos documentos que oficializam a candidatura de Ossufo Momade ao cargo de Presidente da República.
A Renamo vai também concorrer nas eleições legislativas e provinciais.
Momade é o terceiro cidadão a submeter a candidatura após Miguel Mabote, do Partido Trabalhista, que foi o primeiro, seguido de Carlos Dias dos Santos.
(AIM)
Ac/mz