
Maputo, 02 Jun (AIM) – A Frelimo, partido no poder em Moçambique, elegeu para cabeça-de-lista ao cargo de governador na província de Maputo, zona sul, o candidato Manuel Tule, que desempenha a função actualmente.
A eleição decorreu na madrugada de hoje, numa sessão extraordinária que também elegeu candidatos a deputados na Assembleia da República, parlamento moçambicano, dentro da diretriz do partido, no quadro de renovação na continuidade.
A informação foi confirmada hoje, em entrevista a AIM, pelo Primeiro Secretaria da Frelimo na Província de Maputo e Chefe do Gabinete de Preparação das Eleições Gerais de 9 de Outubro próximo, Avelino Muchine, durante a conferência regional para a eleição do candidato a deputado da Assembleia da República a nível da região de África, vaga disputada por oito candidatos.
“Elegemos com sucesso o nosso candidato a cabeça-de-lista , o camarada Manuel Tule, com cerca de 99 por cento de votos. Isso mostra que os camaradas depositam total confiança no nosso camarada Tule”, disse Muchine.
Também foram eleitos candidatos a membros das Assembleia Provincial num processo longo, mas com transparência que confirma a existência de democracia interna dentro do partido Frelimo.
“Foi um processo democrático, haviam muitos quadros bons e alguns tiveram que sair para dar lugar a outros. Estamos satisfeitos com o trabalho que foi feito e acredito que os nossos candidatos poderão nos representar da melhor forma”, afirmou.
Segundo Muchine, a província de Maputo, em termos de assentos no parlamento como fruto do recenseamento eleitoral, evoluiu de 20 para 23 assentos, ocupando a terceira posição junto com a província de Tete, depois dos dois maiores círculos eleitorais do país, nomeadamente, Zambézia e Nampula.
Falando à AIM, Tule disse que a sua eleição mostrou mais uma vez que a Frelimo é um partido democrático, através de um processo de escolha livre dos membros sobre quem deve assumir determinados cargos e sente que tem responsabilidades acrescidas pelo facto de ter merecido a confiança a nível interno do seu partido.
“O sentimento é de grande responsabilidade porque ser escolhido para implementar o programa da Frelimo é implementar o programa do povo moçambicano. Como sabem, a Frelimo serve os interesses do povo moçambicano”, disse Tule.
Prometeu trabalhar para que a província de Maputo seja exemplo de boa governação, sendo que o primeiro passo passa pelo trabalho árduo para que o seu partido seja vitorioso nas eleições gerais agendadas para 9 de Outubro próximo.
Assegurou que, caso seja eleito, continuará a promover o desenvolvimento socio-económico da província.
“Como vocês sabem, temos grandes desafios na área de educação e saúde. Precisamos expandir as escolas, tirar as crianças do chão. Precisamos melhorar o acesso aos cuidados de saúde”, vincou.
(AIM)
Paulino Checo (PC)/dt