Matutuine (Moçambique), 02 Set (AIM) – O cabeça de lista da Frelimo na província de Maputo, Manuel Tule, disse esta segunda-feira (2,) no distrito de Matutuine, que caso a Frelimo e seu candidato, Daniel Chapo, saiam vitoriosos nas eleições gerais de 9 de Outubro, o seu governo vai criar mais postos de trabalho para os jovens, melhoria de serviços sociais e estancar o roubo de gado bovino naquela região.
“Eu sou cabeça de lista, vosso filho. Enquanto cabeça-de-lista após a votação serei o governador para trabalhar com papá Daniel Chapo. É muita coisa que temos que fazer, assim como resolver o problema de falta de emprego, temos que fazer de tudo para que os nossos filhos, pais e mães possam alcançar o emprego”, referiu Tule.
Segundo o cabeça-de-lista da Frelimo, na província de Maputo, Manuel Tule, os jovens precisam ter emprego para trabalhar e formarem as suas famílias.
“Os outros jovens já têm esposas, mas não têm casa própria, por falta de dinheiro. Por isso, temos que fazer de tudo para ter emprego e ter casa própria”, disse.
A província de Maputo pretende elevar o nível de produção agrícola e de gado, o que passa necessariamente por alocar sementes de milho de boa qualidade.
Quanto ao roubo de gado bovino, o cabeça-de-lista pela Frelimo na província de Maputo garante estancar este mal através de um trabalho conjunto com a Polícia.
A maior parte da população residente de Matutuine dedica-se à criação de gado bovino.
Caso Frelimo e Daniel Chapo vençam as eleições, o futuro governo pretende elevar o número de criadores de gado bovino, construção de tanques carracicidas e introdução da espécie Brama para uma produção melhorada.
“O que nós podemos fazer é comprar o gado bovino e entregar a população”, disse.
O cabeça-de-lista da Frelimo e actual governador da província de Maputo, Manuel Tule, falava na sede do posto administrativo da Catembe Nsime, distrito de Matutuine, momentos após a sua apresentação pública.
Tule foi apresentado à população de Matutuine através do membro da Comissão Política e Chefe adjunto da brigada central de assistência a província de Maputo, Tomás Salomão.
Explicou que será efectuada a expansão da rede de energia a população de modo a acelerar o desenvolvimento sócio económico, abastecimento de água potável, serviços de saúde, escolas secundárias entre outros.
“Temos muitas escolas primárias, agora queremos apostar nas escolas secundárias. Este ano nós inauguramos a escola secundária de Catembe Nsime, ainda faltam mais escolas, há crianças que estudam debaixo da árvore”, disse Tule.
Por seu turno, Tomás Salomão apresentou os candidatos a membros da Assembleia provincial de Maputo.
Salomão pediu à população para, no dia 9 de Outubro próximo, votar na Frelimo e seu candidato Daniel Chapo, pelo facto de este apresentar o melhor projecto de governação para o desenvolvimento do país.
“Já entregamos duas ambulâncias e viaturas para polícia, temos que trabalhar para o povo”, por isso, no dia 9 de Outubro temos que votar na Frelimo e no seu candidato Daniel Francisco Chapo “, disse Salomão.
(AIM)
MR/sg/dt