
Chimoio (Moçambique) 02 Jun (AIM) – A Frelimo na província central de Manica, escolheu Francisca Tomás para cabeça-de-lista desta força política no poder em Moçambique para o cargo de governador, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 09 de Outubro próximo.
Francisca Tomás concorreu para a sua própria sucessão como candidata única e foi reeleita com 100 por cento dos votos.
O acto ocorreu sábado (01), na cidade de Chimoio, no decurso da I sessão extraordinária do partido.
Na ocasião, também foram eleitos candidatos a deputados da Assembleia da República (AR), parlamento moçambicano, e para os membros da Assembleia Provincial (AP) de Manica.
Falando na ocasião, Francisca Tomás garantiu que, caso a Frelimo seja eleita nas em Outubro próximo, priorizará a criação de melhores condições de vida para a população naquela parcela do país.
Disse que as atenções estarão viradas à manutenção das vias de acesso, expansão da rede eléctrica, escolar, saúde, abastecimento de água potável, bem como ao aumento da produção agrícola e dinamizar outras áreas de desenvolvimento.
“Continuaremos a servir a população, criando melhores condições de vida, e expandir a energia. Tínhamos o programa de electrificação dos postos administrativos, mas não conseguimos completar por causa da pandemia da COVID -19. Portanto, serão mais cinco anos de muito desenvolvimento, onde teremos mais escolas, hospitais e estradas melhoradas”, sublinhou.
Prover mais água à população e energia foi outra promessa de Francisca Tomás, para quem esse trabalho será feito com o envolvimento de toda a população da província de Manica. “Nosso apelo é que nos devemos unir, juntarmo-nos e trabalharmos para a nossa província.”
Entretanto, a membro da comissão política do partido Frelimo e chefe da brigada central de apoio à província de Manica, Esperança Bias, reconheceu a dedicação e entrega dos membros da Frelimo para o sucesso da sessão que culminou também com a eleição dos candidatos para deputados e membros da Assembleia Provincial.
“Foi uma festa e um momento em que vimos uma verdadeira democracia partidária. Continuemos a promover a imagem da Frelimo e do nosso candidato. Queremos que as actividades previstas no programa do governo sejam cumpridas a nível da província de Manica. Esta é a responsabilidade dos membros da Assembleia Provincial. Parabéns aos eleitos”, disse Esperança Bias.
A I sessão extraordinária do Comitê Provincial do Partido terminou na manhã deste Domingo (02).
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt