
Nampula, (Moçambique), 11 Jun (AIM) – A Comissão Provincial de Eleições de Nampula, (CPE), recebeu, até ao final da tarde de segunda-feira (10), mais quatro propostas de candidaturas, que perfazem um total de nove partidos interessados em concorrer nas quartas eleições para as Assembleias Provinciais de 09 de Outubro próximo.
Aos partidos Frelimo, PARENA, AMUSI, (Partido Acção de Movimento Unido para Salvação Integral), Movimento Democrático de Moçambique, (MDM) e Coligação Aliança Democrática, (CAD), juntaram-se as candidaturas da RENAMO, Partido “Verdes”, Nova Democracia, (ND) PODEMOS e PAHUMO, (Partido Humanitário de Moçambique).
Conforme constatou a AIM que, o ultimo dia para submissão de candidaturas, ao pleito de 09 de Outubro, foi de intenso movimento, na CPE.
A AIM não conseguiu apurar se todos os partidos concorrentes apresentaram lista com propostas para a Assembleia Provincial de forma abrangente dos distritos.
Entretanto já é público que o partido Frelimo quer concorrer ao cargo de governador de Nampula, com o cabeça-de-lista, o empresário Eduardo Abdula, a Renamo com Abiba Achá, sua actual delegada, o AMUSI, com o jurista Santos Almeida, MDM com o padre Fernão Magalhães e a CAD com Raul Novinte, antigo edil de Nacala.
A província de Nampula é o maior círculo eleitoral de Moçambique e, dados a que AIM teve acesso, indicam que foram recenseados 3,1 milhões de potenciais eleitores para as eleições de 09 de Outubro.
Para a Assembleia Provincial Nampula estão disponíveis 94 assentos.
(AIM)
RI /sg