
Presidente da República, Filipe Nyusi, lança primeira pedra para a construção do Centro de Formação Profissional de Muidumbe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique
Maputo, 15 Jun (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou hoje (16) a primeira pedra para a construção do novo edifício que vai acolher o futuro Centro de Formação Profissional de Muidumbe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O centro referido está projectado para formar anualmente mil jovens, nas especialidades de mecânica de manutenção de equipamentos agrícolas, canalização e electricidade instaladora.
Segundo Chefe do Estado, as especialidades elencadas são áreas do saber fazer que contribuem directamente para a elevação dos níveis de produção e produtividade.
“É para nós motivo de muita satisfação procedermos hoje ao lançamento da primeira pedra para construção do Centro de Formação Profissional de Muidumbe. Com este acto, estamos a deitar a semente nesta vila de Muidumbe, uma vila que entregou muitos dos seus melhores filhos para libertar a pátria, neste distrito produziram os generais, Salésio, Ntumuke, Tomé Eduardo e mais outros jovens que libertaram este país”, disse Nyusi.
As obras estão orçadas em 70 milhões de meticais (cerca de 1,1 milhão de dólares), montante proveniente de comissões de projectos de exploração de gás de Pande, Inhassoro e outros.
“Essas contribuições uma parte tiraram para apoiar a construção do Centro de Muidumbe”, explicou o Chefe do Estado.
Informou ainda que já foram concluídos e Inaugurados os Centros de Formação Profissional dos distritos de Morrumbala, Inhassoro e Gorongosa, nas províncias de Zambézia, Inhambane e Sofala, respectivamente.
Actualmente estão em construção os centros de formação profissional de Chimoio, Ilha de Moçambique e Angónia, nas províncias de Manica, Nampula e Tete.
Por outro lado, decorre no país, a requalificação de seis Centros de Formação Profissional, incluindo um na cidade de Pemba, em Cabo Delgado.
“Ao investirmos na educação profissional estamos a construir um capital humano nacional virado para o saber fazer, homens e mulheres preparados para explorar de forma sustentável os recursos que o país possui”, disse.
O governo também está a investir na educação profissional com vista a capacitar e preparar os jovens para que possam responder aos desafios de “Industrializar Moçambique”, bem como contribuir para o combate à vulnerabilidade dos jovens a aliciação dos terroristas.
“Este Centro poderá evitar a tendência de aderência dos jovens a actos criminosos, incluindo as fileiras dos terroristas “, disse Nyusi.
As obras de construção do Centro de Formação Profissional de Muidumbe deverão ser concluídas dentro de seis meses.
(AIM)
MR/sg