
Unidade das Forças Armadas de Defesa de Moçambique na luta contra o terrorismo
Maputo, 16 Jun (AIM) – As Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, apoiadas pelos contingentes das Forcas de Defesa do Ruanda, Missão Militar da SADC (SAMIM) e a Força Local, conseguiram desactivar terroristas das sedes distritais que haviam ocupado há cerca de dois anos.
Segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, as forças conjuntas tiraram fora de circulação vários terroristas e os seus dirigentes.
“Neste dia em que recordamos os mártires de Mueda queremos igualmente fazer uma vénia aos briosos jovens oriundos de todas regiões do país que, neste momento, combatem o terrorismo que afecta alguns distritos desta província “, disse Nyusi.
Explicou que o resultado dessa conjugação de forcas é surpreendente, pois conseguiram desactivar os terroristas de todas vilas e aldeias que haviam sido ocupadas pelos terroristas.
“Perfilam ainda nesta causa como afirmamos a brava Forca Local que é constituída de alguns veteranos da luta de liberdade nacional e seus descendentes”.
O Presidente da República, informou que alguns terroristas continuam no mato, mas já não têm bases, como acontecia anteriormente.
Sobre o Dia da Criança Africana que hoje se assinala, Nyusi garantiu que o governo continuará a trabalhar de forma incansável para defesa dos direitos da criança.
“O Dia da Criança Africana é uma data instituída em 1991 pela Organização da União Africana (OUA) para lembrar a chacina cometida pelo regime do Apartheid contra estudantes no Soweto na África do Sul quando exigiam igualdade de oportunidades no sistema de educação naquele país “, disse o Chefe do Estado.
Refira-se que as cerimónias centrais alusivo aos comemorativos do dia 16 de Junho, tiveram lugar na sede do distrito de Mueda, província de Cabo Delgado.
(AIM)
MR/sg