Maputo, 22 Jun (AIM) A directora provincial de educação na província meridional moçambicana de Maputo, Carménia Canda, incentiva a adesão ao sistema de ensino à distância como forma de reduzir os custos em transporte e redução de turmas ao ar livre.
“Nós estamos com um total de 50 centros de aprendizagem à distância, tanto que o nosso maior desafio é reduzir o rácio aluno/professor e eliminar as turmas ao ar livre” disse.
Segundo a Rádio Moçambique, emissora nacional, a adesão ao sistema de ensino à
distância deve ser vista como outra modalidade de ensino e não como alternativa para o sector.
Falando na quinta reunião provincial de planificação do sector da Educação, Cana sublinhou que o ensino à distância é eficiente quanto ao presencial e que pode, em lgum momento, superar o presencial em termos de resultados.
“Uma das estratégias que nós também podemos valorizar é mesmo a sua divulgação porque o nosso aproveitamento do ensino à distância é bom, podemos arriscar em dizer que em algumas situações chega a ser melhor que o presencial”, disse.
A quinta reunião provincial de planificação do sector da educação visava traçar estratégias para a redução das turmas ao ar livre, bem como de salas anexas nesta província.
A directora revelou que ao longo do quinquénio foram construídas 127 salas de aula, sendo 67 em 2023 e 60 em 2024, que beneficiam um total de 19.431 alunos de todos os subsistemas de educação.
(AIM)
Snn/FF