Maputo, 20 Mar (AIM) – O município de Maputo passa a contar, a partir desta quarta-feira (20), com mais três praças digitais de WI-FI grátis equipadas com tecnologia 5G da Vodacom.
As praças referidas foram instaladas no Bairro do Benfica, arredores da cidade de Maputo, no Mercado do Peixe, junto a Praia e no Jardim Tunduro, na baixa da capital moçambicana.
A inauguração contou com a presença do Edil de Maputo, Rasaque Manhique. Falando durante o evento, Manhique disse que, “esta acção encoraja-nos a prosseguir com a expansão e implantação de praças digitais noutros pontos do município”.
Afirmou que no presente ciclo de governação “é nosso desejo massificar estes serviço para os 63 bairros dos sete distritos municipais da nossa cidade”.
O Programa de Instalação das Praças Digitais de Acesso Gratuito à Internet está inserido no projecto para a promoção de acesso universal às plataformas de informação e comunicação em parceria com a empresa de telefonia móvel Vodacom Moçambique e o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).
O vereador para a Juventude e Criação de Conhecimento, Nércio Duvane, explicou a importância da iniciativa afirmando que, “tem como objectivo promover o maior acesso às plataformas de informação e comunicação, bem como uma maior inclusão digital dos munícipes, em particular a juventude.”
A mesma é fruto de um esforço empreendido pelo edil de Maputo, na busca e mobilização de parceiros sustentáveis para a viabilização e operacionalização de programas e projectos que visam o empoderamento e encorajamento da nossa juventude”.
Na mesma ocasião, o administrador do distrito municipal Ka Mpfumo, Samuel Mudumela, disse que a instalação de praça digital veio aumentar mais o significado do Jardim, tanto pelos que aqui se fazem, assim como para os que o usam como um recomendável espaço para leitura, estudo e investigação.
Já o Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, Lucas Chachine afirmou que “o projecto vai permitir que cada cidadão, independentemente do seu estrato social ou localização geográfica, tenha acesso às ferramentas digitais fundamentais para o exercício pleno da cidadania no século 21.”
Reiterou o compromisso de promover a inclusão digital em Moçambique, aumentando o acesso aos serviços de internet de qualidade.
Disse ainda que com a oferta pública da rede WI-FI, a Vodacom está a criar oportunidades para que todos os cidadãos alcancem a inclusão digital, sobretudo os jovens em idade escolar.
Concluiu afirmando, “ligados podemos construir uma nação resiliente e digitalmente inclusiva”.
(AIM)
NL/sg