
Nyusi inaugura edifício do Tribunal Judicial do Distrito de Machanga
Maputo 01 Julho (AIM) – O distrito de Machanga, província central de Sofala, em Moçambique, conta a partir desta segunda-feira com um novo edifício, que acolhe o Tribunal Judicial.
Trata-se de uma infra-estrutura que foi inaugurada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi e compreende vários compartimentos, incluindo gabinete do Juiz distrital, Procurador, cartório, sala de audições, espaço de funcionamento do defensor público do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), juízes eleitos entre outros.
“O tribunal não serve simplesmente para julgar e prender pessoas, aqui temos espaço para aqueles que não se entendem e não conseguem resolver problemas no bairro, podem vir aqui conversar “, disse Nyusi.
Informou que através do IPAJ as famílias poderão dirigir-se a aquele edifício a fim de receberem aconselhamento jurídico sobre como proceder perante alguns diferendos.
Dados avançados indicam que o distrito de Machanga não tem registado de muitos casos de índole criminal comparativamente ao vizinho de Chibabava.
Nyusi aproveitou a oportunidade para recomendar os residentes para conservar aquela infra-estrutura e evitarem actos de vandalismo.
Em Chibabava, a maioria dos casos criminais estão associados com problemas conjugais e passionais, envolvendo jovens e adultos que trabalham nas minas na vizinha África do Sul.
Segundo Nyusi, os trabalhadores mineiros quando regressam a sua terra natal algumas vezes procuram terceiros e vizinhos para se informar do comportamento das parceiras durante a sua ausência, algo que amiúde acaba em violência contra as esposas.
“Quando regressamos da África do Sul não convém irmos consultar os vizinhos, como ficou a minha mulher, as vezes o vizinho tem inveja “, disse o Presidente.
Disse igualmente que o vizinho deveria promover a coesão da família, ao invés de tentar destruir alguns lares.
Num outro desenvolvimento, o Chefe do Estado, enalteceu a atitude da população de Machanga pelo facto de estar a proteger os mangais, razão pela qual da existência de muitos mariscos citando o exemplo de peixe, camarão entre outros.
Em Sofala, o Presidente da República, faz-se acompanhar do Juiz Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga.
Refira-se que na província de Sofala, Filipe Nyusi, irá ainda hoje inaugurar os novos edifícios de tribunais do distrito de Muanza e de recurso a nível da região Centro, este último estará baseado na cidade da Beira, província de Sofala.
Os novos edifícios surgem no âmbito da Iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Edifício Condigno para o Tribunal”, que visa dotar os distritos de edifícios condignos para o funcionamento dos tribunais, através de construção de raíz ou sua requalificação.
(AIM)
MR/sg